Dodge e Mopar querem motor 7.0 de 1.500 cv antes de aposentar seus V8
A família HuriCrate é a novidade, enquanto a os Hellephant voltam ainda mais potentes para serem opções aos futuros carros da marca
Já que irá aposentar os seus V8 em 2023, a Dodge, junto da Mopar, estão trazendo novos motores a combustão que serão vendidos no varejo, mas também poderão aparecer em futuros modelos da marca.
O Hellephant já é um velho conhecido e faz seu retorno mais potente do que nunca, enquanto o HurriCrate é a versão ainda mais potente do motor Hurricane, o seis cilindros biturbo em linha apresentado pela Stellantis em março.
Começando pelo estreante, ele segue os moldes do motor que lhe serviu de base, mas com algumas alterações para se encaixar aos padrões da Dodge. Como, por exemplo, turbocompressores de alto fluxo para melhorar a resposta do acelerador, injeção direta de combustível de alta pressão, furos de cilindro revestidos com arco de transferência de plasma e coletores de escape duplos refrigerados a água.
O HurriCrate chega em duas versões: a Cat 1 é menos poderosa, gerando aproximadamente 425 cv e 64,7 kgfm, já a Cat 3 fica próxima dos 557 cv e 73,4 kgfm.
A diferença entre elas está nos turbocompressores e na injeção. Enquanto a mais potente usa turbinas Garrett com 26 psi e dupla injeção de alta pressão, a Cat 1 tem 22 psi de aumento e configuração única de injeção. A Dodge ainda prometeu uma versão para corridas do motor, que será batizada de CatX e será lançada junto com o pacote para arrancadas, o famoso Drag Pak.
O Hellephant está longe de ser um estreante, muito pelo contrário. O motor já fez a sua fama e agora volta mais tecnológico e em mais versões para agradar uma faixa maior de público. Mas antes de falar das suas versões, temos que contar o que ele traz de novo. Agora ele tem um supercharger IHI de 3,0 litros e bloco de alumínio GEN III, feito para usar combustível premium ou E85.
As quatro versões se diferem pelo material usado material do bloco do motor (“A” para alumínio e “C” para ferro fundido) e pelo tipo de combustível utilizado (“30” para combustível premium E15 max e “170” para combustível E75).
Entre os mais potentes, o A30 gera cerca de 1.013 cv. Ele tem bloco de alumínio perfurado, capacidade para 7.0 litros e pistões de alumínio forjado. Acima dele, está o A170, que utiliza combustível E75 para aumentar a potência para 1.115 cv.
As versões C30 e C170 são as que utilizam bloco longo de ferro fundido e o supercharger de 3,0 litros. Elas também trazem melhorias adicionais, incluindo novos cabeçotes de cilindro e amortecedores de manivela, para gerar aproximadamente 912 cv, no caso da C30, e um pouco mais de 1.000 cv, para a C170.
Para entregar ainda mais potência, a Dodge diz que pretende lançar futuramente o motor Hemi Crate 1500 Direct Connection, que como o nome sugere tem mais de 1.500 cv e supera os 138 kgfm.
Vale lembrar que os números mencionados são estimativas com base nas informções de fábrica dos motores. Eles estão sendo apresentados no SEMA Show, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Além dos motores, os visitantes também poderão ver seis das sete versões prometidas do Challenger e Charger Last Call, os últimos muscle cars da Dodge que terão um V8.