Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Dona de Hyundai perde garantia por não comprovar trocas de óleo

Concessionária da Hyundai nos EUA se recusa a substituir o motor do Genesis 2015 alegando que as trocas de óleo não foram realizadas

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
22 set 2022, 13h52
Dealer Hyundai
 (Reprodução/Internet)
Continua após publicidade

Você costuma guardar os recibos das trocas de óleo que faz no seu carro? Se não, talvez valha repensar. O costume de não manter os comprovantes dessas manutenções fez a proprietária de um Hyundai Genesis 2015 perder a garantia do motor do veículo nos Estados Unidos. 

Rebecca Walker, proprietária do Genesis em questão, descobriu isso às suas custas, quando, no final de julho, seu carro começou a fazer um barulho estranho. Pouco tempo depois, o veículo parou de funcionar e teve que ser rebocado até uma concessionária Hyundai local.

2015-Hyundai-Genesis-3
Hyundai Genesis 2015 em seu lançamento oficial (Reprodução/Internet)

Um representante da concessionária informou que o carro precisava de um motor novo, mas disse que, como tinha 146.450 km no hodômetro, ainda poderia ser coberto pelos 10 anos/100.000 milhas da Hyundai (160.934 km). 

Pouco depois, porém, ela recebeu uma ligação que complicaria tudo. Um representante pediu a ela os recibos de troca de óleo do carro. “Eu disse que certamente trocamos o óleo, mas não temos os recibos”, disse Walker. “Não vamos apenas a um lugar [fazer as trocas] e temos o carro há sete anos.”

Continua após a publicidade

Ela pediu ao representante para verificar o adesivo em seu para-brisa que mostrava quando a próxima troca de óleo estava prevista, e ele disse que tentaria enviar a reclamação de garantia sem nenhum recibo. Alguns dias depois, o revendedor retornou avisando que o pedido havia sido negado.

“Disseram-me que a pessoa de serviço foi instruída a tirar uma foto do motor e que haviam constatado que eu não havia mantido as trocas de óleo, pois havia muito lodo em diversas partes”, disse ela. 

2015-Hyundai-Genesis-2
Hyundai Genesis 2015 (Reprodução/Internet)
Continua após a publicidade

Embora o revendedor tenha dito que não havia processo de apelação, Walker entrou em contato com a imprensa americana, da publicação NJ.com, para pedir que investigasse. Depois de examinar o relatório do carro e pedir a Walker que pegasse quaisquer recibos que pudesse encontrar, a publicação entrou em contato com a Hyundai, que disse que analisaria o caso.

Mas, infelizmente para Walker, não foi suficiente. A Hyundai se recusou a substituir o motor porque, segundo a empresa, o lodo sugeria que o óleo poderia não ter sido trocado com regularidade o suficiente. 

Agora, se Walker quiser colocar seu carro em funcionamento novamente, ela terá que pagar pelo motor do próprio bolso. E foi informada de que o custo pode chegar até US$ 8.000 – cerca de R$ 41.000 em conversão direta.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.