Dubai transforma superesportivo na ambulância mais rápida do mundo
Ex-carro mais caro do mundo e estrela de Velozes e Furiosos, Lyfan Hypersport será a ambulância que não carrega pacientes
Mantendo seu patamar extravagante, Dubai acaba de adicionar mais um superesportivo à sua frota de veículos de emergência. Porém, diferente do habitual, o modelo não será usado como viatura policial, mas sim como ambulância.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
O Lykan Hypersport, anunciado em 2013 pela empresa árabe W Motors, vai ajudar os paramédicos a se deslocarem mais rápido pela cidade dos Emirados Árabes. Claramente, ele não é capaz de carregar pacientes e segundo as autoridades locais, o esportivo será usado em outras situações de emergência.
“O lançamento do ‘Hypersport Responder’ reflete a posição única de Dubai como uma das principais cidades do mundo no campo da inovação. A velocidade e as capacidades do carro podem reduzir significativamente o tempo de resposta durante emergências e garantir uma intervenção oportuna.”, diz o executivo-chefe da Dubai Corporation for Ambulance Services, Khalifa bin Darrai, em comunicado.
Para atender às emergências de Dubai, o Lykan tem motor de seis cilindros biturbo, que desenvolve 750 cv e 101,9 kgfm de torque.
Segundo a W Motors, o modelo atinge até 395 km/h e acelera de 0 a 100km/h em apenas 2,8 segundos, fazendo do Hypersport Responder a ambulância mais rápida do mundo, de acordo com a Dubai Corporation for Ambulance Services.
O Lykan chegou a ser o carro mais caro do mundo na época de seu lançamento, quando custava cerca de U$ 3,4 milhões (ou aproximadamente R$ 7 milhões na cotação da época). O modelo se destaca pelo seu luxo extremo, tendo diamantes nos faróis de LED, acabamento interno em ouro e titânio, e um painel de instrumentos que cria hologramas em 3D. O superesportivo também apareceu no filme Velozes e Furiosos 7.
Por volta de 2019, a cidade de Abu Dhabi, também nos Emirados Árabes, comprou um dos exemplares do Lykan para atuar como viatura policial. Como sua produção foi limitada em apenas sete unidades, é provável que essa ambulância seja o mesmo veículo que trabalhou combatendo o crime na cidade vizinha.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.