Efeito Renaulution? Renault enxuga linha no Brasil e acaba com Sandero 1.6
Modelos como Sandero e Oroch perderam versões para a linha 2022, além de estarem mais caros
Não é de agora que a Renault vem fazendo manobras ousadas em sua linha de produtos vendidos no Brasil. O primeiro movimento mais notável foi acabar com as versões 1.6 com câmbio automático CVT de Logan e Sandero apenas um ano e meio após seu lançamento.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7.90
Agora, com lançamento da linha 2022, outras versões saíram de linha – inclusive de outros modelos. Esse enxugamento do número de modelos disponíveis pode estar relacionado ao Renaulution, novo planejamento estratégico da Renault para o mundo inteiro.
Na apresentação da estratégia, há um mês, o CEO da Renault, Luca de Meo, disse que as operações locais, com fábricas na Colômbia, na Argentina e no Brasil, estarão focadas em segmentos mais rentáveis. Mas não deu maiores detalhes.
Pelas mudanças feitas nos modelos 2022, a Renault parece estar fechando a oferta nas versões mais rentáveis: algumas versões de entrada saíram de linha, mas os principais cortes foram em versões topo de linha. Os preços a seguir foram divulgados pelo site Mobiauto com base na tabela de preços mais recente da Renault.
O Sandero, que já havia perdido as versões Zen 1.6 CVT, GT Line 1.6 CVT, Intense 1.6 CVT e Iconic 1.6 CVT, agora também perdeu a versão Zen 1.6 com câmbio manual de cinco marchas. Na prática, só existe Sandero 2022 com o motor 1.0 SCe de 82 cv ou a versão esportiva RS, com seu 2.0 de 150 cv e câmbio manual.
Quer o motor 1.6 16V de 118 cv? O jeito é recorrer ao aventureiro Stepway, com uma versão manual e a topo de linha com câmbio CVT.
Preços do Renault Sandero 2022
- Sandero Life 1.0 – R$ 60.690 (Era R$ 58.190)
- Sandero Zen 1.0 – R$ 64.090 (Era R$ 61.590)
- Sandero GT Line 1.0 – R$ 66.790 (Era R$ 64.090)
- Sandero RS 2.0 – R$ 85.890 (Era R$ 81.990)
Preços do Renault Stepway 2022
- Stepway Zen 1.6 – R$ 76.990 (Era R$ 74.890)
- Stepway Logan Iconic 1.6 CVT – R$ 89.190 (Era R$ 87.090)
O sedã Logan também perdeu todas as versões com câmbio CVT, mas não o motor 1.6 SCe, que segue disponível com câmbio manual de seis marchas. Mas a R$ 74.390 está longe de ser considerado barato.
Preços do Renault Logan 2022
- Logan Life 1.0 – R$ 63.690 (Era R$ 61.190)
- Logan Zen 1.0 – R$ 66.990 (Era R$ 64.590)
- Logan Zen 1.6 – R$ 74.390 (Era R$ 71.890)
O Renault Captur terá uma profunda reestilização no meio do ano e, por isso, ainda não é vendido como linha 2022. Por isso, agora o Captur Bose é a única opção, a R$ 112.890 – aumento de R$ 1.100.
Por sinal, o objetivo da Renault é elevar o nível do Captur nessa reestilização. Além de trocar o motor 1.6 por um 1.3 Turbo flex com cerca de 170 cv, terá novos equipamentos tecnológicos, assistências autônomas, quadro de instrumentos digital e até painel com acabamento emborrachado para se aproximar de SUVs médios como o Compass.
A picape Duster Oroch, porém, tem reestilização prevista apenas para 2022 (como linha 2023). Mas a versão de entrada Oroch Express 1.6 (R$ 83.880) e a topo de linha Oroch Dynamique 2.0 automática (R$ 108.300) saíram de linha. Restaram duas versões Dynamique, com motor 1.6 ou 2.0, sempre com câmbio manual.
Preços do Renault Oroch 2022
- Oroch Dynamique 1.6 – R$ 89.930
- Oroch Dynamique 2.0 – R$ 91.830
Duster e Kwid seguem com a mesma gama de versões, mas não escaparam de aumento nos preços.
Preços do Renault Kwid 2022
- Kwid Life 1.0 – R$ 41.790 (Era R$ 39.390)
- Kwid Zen 1.0 – R$ 48.790 (Era R$ 46.990)
- Kwid Intense 1.0 – R$ 50.790 (Era R$ 48.990)
- Kwid Outsider 1.0 – R$ 52.190 (Era R$ 50.390)
Preços do Renault Duster 2022
- Duster Zen 1.6 – R$ 84.490 (Era R$ 82.990)
- Duster Zen 1.6 CVT – R$ 91.690 (Era R$ 89.990)
- Duster Intense 1.6 CVT – R$ 98.590 (Era R$ 97.490)
- Duster Iconic 1.6 CVT – R$ 102.590 (Era R$ 101.490)
Qual é o futuro da Renault no Brasil?
Toda essa preocupação da Renault com a rentabilidade reforça os projetos em curso no Brasil. Além da proposta do novo Captur, a marca trabalha na versão nacional da nova geração dos Sandero e Logan, que ficarão mais sofisticados e equipados para, ao mesmo tempo, alcançarem um novo patamar de preço e rentabilidade.
O Logan, inclusive, poderá mudar seu nome para Taliant, para se separar da imagem de carro barato do atual Logan.
Mais para a frente, a marca francesa terá um inédito SUV compacto que será posicionado abaixo do Duster. SUVs compactos também são reconhecidos por serem rentáveis.