Por uma questão estratégica, marcas automotivas lançam carros com diversas funções desabilitadas e ocultas. São configurações e até mesmo equipamentos que dependem apenas da eletrônica para funcionar, pois a tecnologia embarcada é suficiente para que eles funcionem. Desde que a alguém os habilite, o que nem sempre é possível acessando as configurações do carro.
O analista de TI Nelson de Oliveira Junior descobriu isso da pior maneira. “Comprei um VW Golf TSI 2015 ainda sem Apple Car Play e, poucos meses depois, a linha 2016 já vinha com o recurso, por isso percebi que essa função já deveria estar disponível no meu carro”, afirma Junior.
Por seis meses, Junior pesquisou na internet uma solução para liberar tal função e um funcionário da VW na Polônia o ajudou por meio do sistema original da VW, chamado de ODIS. “Eu consegui anexar a função do Apple Car Play no meu Golf e muita gente dos fóruns que eu participava começou a me procurar para que eu fizesse o mesmo nos carros deles”, conta.
Ele também utiliza o software chamado VCDS, uma ferramenta que permite a conexão com a central do carro e sua customização.
De 2016 até 2018, Nelson atendia apenas amigos e conhecidos nas horas vagas do seu emprego de analista de TI. Com o aumento da procura, porém, decidiu criar a VagCodingBR, uma oficina especializada nos serviços de “coding” que nada mais é do que “codificar” a programação de fábrica para “destravar” funções escondidas.
No caso dos Volkswagen, são funções disponíveis apenas em outros mercados ou em versões mais equipadas ou recentes dos veículo.
Os “carros-chefes” do negócio
Naturalmente a empresa começou a ser mais procurada por donos de Volkswagen, em especial de Tiguan Allspace R-line e Passat. “Descobri que o Tiguan da linha 2018 em diante tinha mais de 50 funções ocultas, incluindo o sensor de permanência em faixa (que já está presente na linha 2021) e tive sucesso em sua liberação.”
Nelson explica que, no caso do Tiguan e Passat, todas as câmeras e sensores já estão instalados de fábrica, pois os modelos oferecem o ACC (piloto automático adaptativo) e trata-se somente de habilitar a função de monitoramento de faixas (lane assist).
O coding também pode liberar uma condução semi autônoma, que permite fazer curvas, mantém o carro centralizado na faixa e leitura de placas – é um upgrade do ACC que vem de fábrica.
Aqui, vale um adendo: funções como essa podem estar desabilitada em alguns mercados por falta de uma validação interna da fabricante, de testes mais extensivos e por falta de adaptação Às condições viárias do Brasil.
Nelson também é procurado por proprietários de VW Nivus para habilitar a função “stop and go” do piloto automático adaptativo (ACC). Com isso, torna-se possível acompanhar o anda-e-para do trânsito, uma função que, de fábrica, existe apenas no Taos. Na configuração de fábrica o VW Nivus desliga o ACC em velocidades abaixo de 25 km/h.
Donos de VW Nivus Confortline 2020, que não tem o recurso do ACC de fábrica (foi opcional nos primeiros anos), também procuram os seus serviços. “Nesses casos proponho a instalação do radar, fica mais caro, mas vale a pena em relação a diferença de preço entre a Comfortline e Highline (versão topo de linha).”
Esse serviço de coding também permite habilitar, na central multimídia do VW Nivus ou T-Cross, mostradores do modo Sport, que exibem força G, pressão do turbo e temperatura do óleo – disponíveis de fábrica nos Polo e Virtus GTS, e no Jetta GLI.
“No caso do T-Cross, o marcador de velocidade vai até 260 km/h. É possível aumentar para 320 km/h. Também dá para mudar a escala do velocímetro para que exiba intervalos a cada 10 km/h”, diz.
Quanto custa?
A liberação de uma função oculta como troca de layout de painel, custa cerca de R$ 300, mas pode chegar a R$ 1.000 no caso do Tiguan que tem mais de 50 funções para liberar.
Já serviços que envolvem a instalação de câmeras, radares ou mesmo painel digital custam entre R$ 3.800 e R$ 4.500.
E a garantia?
Junior é claro em dizer que alguns dos seus serviços eliminam a garantia do modelo como é o caso da instalação de radar ou mesmo da tela digital no quadro de instrumentos do VW Nivus, em substituição aos mostradores analógicos.
Já em relação ao desbloqueio de funções ocultas a garantia é mantida, segundo o dono da VagCodingBR. “O coding só libera funções originais da marca, por isso não tem qualquer problema com a garantia”, diz.
Junior diz que já não não trabalha com o software VCDS para carros da Volkwagen. “Consegui uma liberação oficial da Volkswagen AG para atuar como uma autorizada independente, portanto tenho acesso ao software oficial e isso traz mais segurança para os clientes”, afirma.
Porém ele já atua com outras marcas como Porsche, Audi, BMW e Mercedes. E a forma que encontra de aprender com cada uma delas é comprando seus últimos lançamentos. Atualmente tem um Mercedes CLA 45S AMG e um pouco antes estava com um BMW 320i. “Descobri que as marcas alemãs têm estratégias muito próximas e já descobri várias funções ocultas”, conclui.