A Volkswagen perdeu a liderança do mercado automotivo global para a Toyota. De acordo com os dados divulgados pelas duas montadoras referentes ao acumulado de vendas de 2015, a marca japonesa emplacou 7,49 milhões de veículos ao redor do mundo até setembro. No mesmo período, a fabricante alemã comercializou 7,43 milhões de carros.
Uma série de fatores pode explicar essa situação. O mais forte deles diz respeito ao escândalo no meio do qual a Volkswagen está envolvida, referente à adulteração do software que controla a emissão de poluentes de alguns de seus motores a diesel, e que a obrigará a fazer um imenso recall envolvendo mais de 11 milhões de veículos em todo o planeta.
Além de manchar a imagem da montadora em si, o problema trouxe consequências como a paralisação das vendas de alguns modelos movidos pelo combustível fóssil em vários mercados, a título de precaução. Fora isso, um componente que influencia diretamente nesse resultado é o declínio significativo (7,4% em 2015) das vendas no mercado chinês, o maior do mundo.
Por outro lado, a perspectiva da Toyota é de positiva para os próximos meses, a começar pela renovação do Prius, algo que não ocorria há sete anos. O híbrido mais popular da marca chegará reestilizado ao mercado doméstico até o fim de 2015 e, para dar conta do aumento de sua produção, a marca previa no mês de agosto a contratação de 1,4 mil funcionários no Japão. O facelift do Land Cruiser também é visto com bons olhos pela Toyota para potencializar o crescimento de vendas.
VEJA MAIS– VW Brasil confirma que Amarok tem software para burlar emissões– VW admite 11 milhões de carros podem ter controle de emissões adulterado