Um leilão virtual com até 600 lojas e concessionárias entre os compradores promete concretizar a venda de automóveis usados em até uma hora e meia. É o que garante a InstaCarro, startup que diz oferecer valores compatíveis com as quantias pagas no mercado por comerciantes multimarcas. “A principal vantagem é a rapidez na venda. Mas deixamos claro de que os preços oferecidos são até 30% menores do que o cliente pode encontrar na venda direta pela web”, diz o CEO e co-fundador Diego Fischer.
O novo serviço é mais uma alternativa aos classificados convencionais ou anúncios em sites tradicionais de compra e venda de veículos. O interessado em vender seu carro pode eliminar a necessidade de fazer uma peregrinação em concessionárias e evitar ligações de compradores particulares oferecendo trocas ou mesmo pagamento parcelado.
Como funciona
O vendedor informa os dados do veículo no site e recebe uma cotação de acordo com o histórico pago pelas concessionárias em outras negociações. Se tiver interesse, agenda uma inspeção na sede da InstaCarro, no Itaim Bibi, em São Paulo.
A inspeção dura 30 minutos e verifica 150 pontos do veículo, como pintura, motor, estofamento, funcionamento do painel e luzes. Depois disso, o carro e suas características são inseridos em uma plataforma online, na qual as lojas interessadas começam a dar lances. “Junto com as informações online, temos uma equipe que entra em contato com possíveis compradores por telefone para oferecer o veículo. Ao final de uma hora, a gente fala para o cliente qual foi a maior oferta e cuida de toda a burocracia e o sem custo”, conta Fischer. De acordo com o criador do InstaCarro, as taxas do serviço são cobradas dos compradores.
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O empresário Carlos Ronie vendeu o seu Hyundai HB20 2013 pela InstaCarro e aprovou a nova modalidade de venda. “Já tinha anunciado o meu carro na web e decidi testar o novo sistema. Me surpreendi com o bom atendimento e em 40 minutos obtive um ótima oferta, maior do que havia recebido na venda para particulares. O melhor de tudo é que após aceitar a proposta no mesmo dia estava com o dinheiro na conta”, diz Ronie.
No caso de aceitar a proposta, basta que o cliente compareça a um cartório para assinar o documento de transferência. Ao retornar à empresa, o valor já é depositado diretamente em sua conta corrente.
Sucesso
A InstaCarro começou a funcionar em dezembro de 2015, com aporte de US$ 3,5 milhões (mais de R$ 12 milhões) de um grupo de investidores. O modelo de negócio é inspirado em empresas estrangeiras, como a russa CarPrice, a americana We Buy Any Car e a europeia Auto1. Por enquanto, funciona apenas em São Paulo e tem cerca de 600 lojas cadastradas.
O negócio tem dado certo. A startup não divulga valores de faturamento, mas afirma que cresce entre 30% e 50% ao mês. A empresa tem em média 200 agendamentos de venda por dia. De acordo com a InstaCarro, a intenção é abrir oito novos espaços em São Paulo e pulverizar o atendimento pelas regiões da cidade.