A Ford é uma das maiores expositoras do SEMA Show, o maior evento de preparação e personalização de veículos do mundo, realizado em Las Vegas, nos Estados Unidos. Neste ano, a marca exibe 50 projetos baseados em modelos de sua linha atual de produtos e veículos históricos.
LEIA MAIS:
>> VelociRaptor 6×6: uma F-150 Raptor de seis rodas e mais de 600 cv
>> Os conceitos mais impressionantes da Mopar para o SEMA Show
Um dos modelos mais cultuados da história da Ford, o Mustang é a grande estrela da empresa no SEMA. Há projetos para todos os gostos e utilidades, inclusive até uma versão de competição que faz sua estreia mundial durante o evento. Mas outros carros também têm sua vez no espaço da feira. Veja abaixo um breve resumo das principais atrações, divididas por modelos:
Mustang:
O pony-car marca presença no SEMA em diversas opções, com destaque para o novo Mustang GT4. Baseado no Shelby GT350R-C, o carro tem um motor 5.2 V8 acoplado a uma transmissão de seis marchas com trocas sequenciais realizadas por borboletas atrás do volante.
Diversas modificações foram realizadas na transformação do veículo para as pistas, incluindo novas barras estabilizadoras, amortecedores, rodas forjadas calçadas com pneus do tipo slick, asa traseira, spoiler dianteiro redesenhado, novas tomadas de ar para melhor ventilação no capô e novo difusor traseiro.
O interior tem gaiola de proteção contra capotamento homologada pela FIA e controle da atuação dos freios ABS.
F-150, F-250 e F-350:
Campeã de vendas nos EUA, a linha F-Series está bem representada no evento. A F-150 Raptor Pre Runner by Deberti Design foi idealizada pela Foutz Motorsports com base na Raptor 3.5 V6. O projeto inclui pneus de 40 polegadas e carroceria alargada em 15 milímetros.
A F-250 Super Duty Lariat Shockzilla inclui amortecedores e molas de competição, estribos laterais retráteis, para-lamas alargados e pintura especial. Até a gigantesca F-350 entrou na parada com um exemplar inteiramente preto.
Fiesta:
O Fiesta ST serviu de base para o projeto da Tucci Hot Rods, que deixou o hatchback com cara de carro competição. Além da carroceria alargada, o modelo ganhou um kit de turbocompressor, diferencial de deslizamento limitado desenvolvido pela Mountune, suspensão ajustável, sistema de freios de seis pistões da Wilwood e rodas de 18 polegadas.
Focus RS:
Dois exemplares igualmente especiais estão em exposição na feira de Las Vegas. Um deles leva a assinatura da Roush Performance, uma das empresas mais renomadas na preparação de veículos Ford nos EUA. Além do incremento na potência dos 350 cv originais para aproximadamente 500 cv, o hatch ganhou novos sistemas de escape, refrigeração e suspensão.
Outra unidade recebeu um kit de turbo e uma válvula wastegate que aumentaram a potência para 450 cv. Um kit aerodinâmico exclusivo inspirado nas pistas de corrida arremata o visual desse RS.
Fusion:
Recém-lançado no Brasil, o sedã reestilizado surge no SEMA em uma versão desenvolvida em conjunto com a Webasto. Baseado na versão Sport 2.7 Ecoboost V6, o sedã ganhou várias peças feitas de materiais leves, como alumínio e até kevlar. A suspensão foi preparada pela H&R e o sistema de freios ganhou discos de alumínio forjado e pastilhas de freio de cerâmica.