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Especial PcD: o que os carros perdem para entrar no teto de R$ 70.000

Versões para pessoas com deficiência abrem mão de muitos equipamentos para respeitar o cada vez mais apertado limite da isenção total

Por Fernando Miragaya
18 jun 2019, 08h23
Especial PCD
Jeep Renegade para PcD (Acervo Quatro Rodas/Quatro Rodas)

As marcas perceberam um grande filão no segmento PcD (pessoa com deficiência), mas também se depararam com o obstáculo do limite de R$ 70.000 para a isenção total (IPI e ICMS).

Restou pegar a calculadora para ver como enquadrar os modelos, em especial os SUVs compactos. Surgiram as versões especiais para PcD. Só que muitos fabricantes cortaram na lata… e no plástico e nos equipamentos.

Nessa equação, a roda de liga leve é o item mais sacrificado. Para-choques e capas dos retrovisores na cor da carroceria também são pintados de preto na cara dura.

Assim como os cromados no revestimento interior são interpretados como um requinte dispensável. Às vezes, sobra até para uma prosaica tampa de revestimento do porta-malas.

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Outras mudanças não saltam aos olho, mas o alívio vem na forma de equipamentos. Centrais multimídias e sensores e câmera de ré podem ser eliminados nas versões PcD.

E também não se empolgue muito com cores. Em muitas destas configurações, a paleta é bem enxuta – tem carro, inclusive, que tem só uma cor para PcD.

Os itens que mais mudam

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