A despeito da popularização, comprar um carro elétrico continua a ser caro. Para os que não querem gastar tanto para trocar seus automóveis por modelos de emissão zero, uma start-up alemã está oferecendo kits de conversão a eletricidade por valores menores. Mais importante do que o preço é a rapidez prometida pela e-Revolt: apenas oito horas, bem menos do que as semanas ou meses pedidos por outras companhias.
Para chegar a um processo tão rápido, a e-Revolt adotou soluções próprias de linha de produção e componentes. A nova estrutura do motor e baterias é apoiada na própria base do carro a combustão. Um novo módulo de controle eletrônico também é instalado, junto com uma tela de controle dos sistemas de propulsão e o plugue de recarga.
O trabalho exige oito horas mínimas, mas pode chegar a um dia. Ainda assim, muito menos do que o exigido pelas concorrentes. O serviço custa entre 12 e 15 mil euros – R$ 64 mil e 85 mil, respectivamente.
Com previsão de entrada em fabricação até 2025, os kits de conversão serão oferecidos para 42 modelos diferentes. Ter a mesma plataforma facilita o trabalho em alguns carros. O primeiro a passar pelo processo é o Volkswagen Golf 7 (2012-2019). A e-Revolt afirma que pode fazer o serviço em outros automóveis, uma vez que as soluções são modulares.
Por enquanto, a companhia não divulgou dados de desempenho ou do motor, se limitando a informar a autonomia. O alcance fica entre 250 a 300 km.
A e-Revolt reforça que cerca de 80% dos carros usados são reaproveitados, uma tendência que reforça o conceito de economia circular, uma vez que não exige a compra de algo novo, basta reaproveitar um automóvel que já foi construído.