Leapmotor
Lançada em 2015, a startup de veículos elétricos, híbridos e a hidrogênio tem se destacado no mercado Chinês. Em 2023, vendeu 144.000 unidades, número impressionante para uma marca relativamente nova. Recentemente a Stellantis adquiriu parte da Leapmotor e deverá lançar o SUV C10, que tem 231 cv e 530 km de autonomia em diversos mercados ao redor do mundo.
Changan – Qiyuan A07
Fundada em 1862, produzia artigos militares e começou a fazer automóveis na década de 1980. Considerada uma das quatro maiores da China, desenvolve além de veículos elétricos tecnologias autônomas. Vendeu aqui a van chamada Chana, no início dos anos 2000.
GAC Aion S Max
Estatal criada em 1954, produz com marcas próprias como Trumpchi, Aion, Hycan e em joint ventures com Toyota, Honda e Mitsubishi. Os veículos elétricos aparecem em várias marcas do grupo, mas Aion e Hycan são dedicadas aos veículos elétricos.
Geely Galaxy
Fundada em 1986, somente nos anos 2000 começou a fabricar automóveis. Hoje é proprietária de diversas marcas como Volvo e Lotus e sócia da Daimler AG. A Geely teve uma breve passagem no Brasil com veículos a combustão entre 2014 e 2018.
BAIC – Arcfox
Considerado o sexto maior grupo de fabricantes de automóveis da China, tem diversas marcas próprias, além de joint ventures. A Arcfox é dedicada aos veículos híbridos e elétricos. A versão 100% elétrica do Arcfox AT5 tem 520 km de autonomia e 251 cv de potência.
SAIC – Baojun
A SAIC é uma das mais antigas estatais chinesas fabricando automóveis. São diversas marcas próprias, além de joint ventures com Volkswagen e General Motors. Somente em 2023 o grupo vendeu 2.804.845 de automóveis. A Baojun é uma marca exclusiva de carros elétricos urbanos.
NIO
Fundada em 2014 pelo proprietário da equipe de Fórmula E NextEV, William Li, tem o objetivo de ser a líder no segmento dos carros elétricos e autônomos no mercado de luxo chinês. São nove modelos. O ET9 tem 707 cv e alcança os 313 km/h de velocidade máxima com autonomia de 1.028 km.
Hongqi
Igualmente, uma das marcas mais antigas de automóveis da China, a Hongqi pertence ao grupo SAW. Na origem, seus automóveis eram produzidos apenas para altos cargos do governo chinês. O E-HS9 tem 430 cv de potência e 540 km de autonomia.
Xpeng
Seus sócios são proprietários da gigante de tecnologia Xiaomi e sua subsidiária HT-AERO está desenvolvendo um carro voador com a promessa de ser lançado este ano. O SUV G6, apresentado em 2023, tem autonomia de 755 km e 296 cv de potência.
Li Auto
Fundada em 2015, a marca fabrica carros híbridos familiares para atender o mercado premium chinês. Seu portfólio consiste em três modelos de SUV grandes e uma MPV, que será lançada ainda este ano. Todos com autonomia que ultrapassa os 1.000 km.