Lançado na Itália em 1983 e no Brasil em 1984, o Fiat Uno chegou como substituto do Fiat 147. Mas foi além: se tornou símbolo de robustez, baixo custo de manutenção e de longevidade. Foi (e ainda é) usado como carro de trabalho. Não foi por acaso que os Uno brancos com escada no teto viraram lenda.
Usados sem dó, os Fiat Uno não perdiam o vigor nas ruas, a ponto de serem tratados como esportivos. Um exagero enorme. Mas é bem verdade que este carro, com design original de Giorgetto Giugiaro e que permaneceu em produção por 37 anos, vai onde muito SUV não chega. Imagine, então, se fosse 4×4?
O Fiat Uno 4×4 existe e nasceu pelas mãos do mecânico eletricista Sidenei Luis Unser, de Viamão (RS).
“Um amigo me convidou para uma trilha de off road e gostei muito, comecei a frequentar os passeios mas sempre como passageiro, pois não tinha dinheiro para comprar um, então resolvi montar um veículo com peças e partes que eu já tinha em minha oficina”, conta.
Este Fiat Uno Way 4×4 é modelo 2008 e ainda preserva o bom e velho motor 1.0 Fire e o câmbio manual de cinco marchas, mas não está homologado para andar em vias públicas. Até mesmo porque, após três anos de trabalho, o carro está muito distante da configuração original.
Sidenei acabou com uma das principais diferenças técnicas dos Fiat quando chegaram ao Brasil: este Uno não tem motor transversal. Instalar o motor Fire na longitudinal facilitaria a adaptação da tração 4×4, mas implicou em muita adaptação no assoalho do carro e fez, por exemplo, o câmbio invadir o espaço da cabine – mais do que se via no Chevrolet Chevette, por exemplo.
Mesmo assim, para ter tração 4×4 foi necessário criar um subchassi tubular montado por baixo da carroceria do Uno para adequar os novos componentes. Sidenei utilizou dois diferenciais, um Braseixo adaptado para utilização de homocinéticas nas rodas dianteiras e um cardã ligado ao diferencial Dana 30 para as rodas traseiras.
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Com essa configuração, não há seleção de tração: a própria relação dos diferenciais é o que faz a redução e multiplica a força deste off-road 1.0.
A suspensão traseira foi toda feita a mão. É do tipo four link e utiliza molas do VW Gol quadrado e amortecedores modificados do Fiat Palio. Para a dianteira foram utilizados componentes de suspensão e freios do VW Santana com molas do próprio Uno, que hoje utiliza rodas aro 15 com pneus de picape recapados para off road.
Sidenei não sabe quanto gastou ao longo do projeto, até mesmo porque, ao longo desses três anos, utilizou muitas partes e peças que já tinha em sua oficina.
Mas o mecânico garante que seu esforço resultou em um carro extremamente confiável nas trilhas. Seu Fiat Uno 4×4 acompanha os 4×4 genuínos dos seus colegas sem maiores problemas. Mas, é claro, um Uno com pneus enormes e snorkel chama muita atenção por onde passa.
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“O Uno, por ser um carro amado por todos, tem se tornado famoso nos passeios e nas redes sociais” conta Sidenei. Uma das melhorias que o criador tem em mente é a adição de um turbo para aumentar a performance, além de um sistema de freios traseiros no cardã, do tipo estacionário, mesmo tipo usado no Toyota Bandeirantes.