Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Este Fiat Uno 4×4 mantém o motor 1.0 Fire e vai onde muito SUV não chega

Projeto de um mecânico do Rio Grande do Sul utiliza peças de Gol, Palio e até Santana, mas mantém o confiável motor Fire 1.0

Por Fábio Black
30 mar 2024, 14h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Lançado na Itália em 1983 e no Brasil em 1984, o Fiat Uno chegou como substituto do Fiat 147. Mas foi além: se tornou símbolo de robustez, baixo custo de manutenção e de longevidade. Foi (e ainda é) usado como carro de trabalho. Não foi por acaso que os Uno brancos com escada no teto viraram lenda.

    Usados sem dó, os Fiat Uno não perdiam o vigor nas ruas, a ponto de serem tratados como esportivos. Um exagero enorme. Mas é bem verdade que este carro, com design original de Giorgetto Giugiaro e que permaneceu em produção por 37 anos, vai onde muito SUV não chega. Imagine, então, se fosse 4×4?

    Uno 4x4 Sidenei Luis Unser
    O Uno preservou os adesivos do modelo Way (Partiu Tuia/Quatro Rodas)

    O Fiat Uno 4×4 existe e nasceu pelas mãos do mecânico eletricista Sidenei Luis Unser, de Viamão (RS).

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    “Um amigo me convidou para uma trilha de off road e gostei muito, comecei a frequentar os passeios mas sempre como passageiro, pois não tinha dinheiro para comprar um, então resolvi montar um veículo com peças e partes que eu já tinha em minha oficina”, conta.

    Uno 4x4 Sidenei Luis Unser

    Este Fiat Uno Way 4×4 é modelo 2008 e ainda preserva o bom e velho motor 1.0 Fire e o câmbio manual de cinco marchas, mas não está homologado para andar em vias públicas. Até mesmo porque, após três anos de trabalho, o carro está muito distante da configuração original.

    Continua após a publicidade

    Sidenei acabou com uma das principais diferenças técnicas dos Fiat quando chegaram ao Brasil: este Uno não tem motor transversal. Instalar o motor Fire na longitudinal facilitaria a adaptação da tração 4×4, mas implicou em muita adaptação no assoalho do carro e fez, por exemplo, o câmbio invadir o espaço da cabine – mais do que se via no Chevrolet Chevette, por exemplo.

    Uno 4x4 Sidenei Luis Unser
    sub chassi tubular conecta carroceria e suspensão. Assoalho precisou ser cortado para encaixe do cambio (Partiu Tuia/Quatro Rodas)

    Mesmo assim, para ter tração 4×4 foi necessário criar um subchassi tubular montado por baixo da carroceria do Uno para adequar os novos componentes. Sidenei utilizou dois diferenciais, um Braseixo adaptado para utilização de homocinéticas nas rodas dianteiras e um cardã ligado ao diferencial Dana 30 para as rodas traseiras.

    Continua após a publicidade
    View this post on Instagram

    A post shared by @uno4x4brasil

    Com essa configuração, não há seleção de tração: a própria relação dos diferenciais é o que faz a redução e multiplica a força deste off-road 1.0.

    Uno 4x4 Sidenei Luis Unser
    Alavanca do câmbio apesar de original, ficou mais alta devido a nova posição do motor (Partiu Tuia/Quatro Rodas)

    A suspensão traseira foi toda feita a mão. É do tipo four link e utiliza molas do VW Gol quadrado e amortecedores modificados do Fiat Palio. Para a dianteira foram utilizados componentes de suspensão e freios do VW Santana com molas do próprio Uno, que hoje utiliza rodas aro 15 com pneus de picape recapados para off road.

    Sidenei não sabe quanto gastou ao longo do projeto, até mesmo porque, ao longo desses três anos, utilizou muitas partes e peças que já tinha em sua oficina.

    Uno 4x4 Sidenei Luis Unser
    Diferencial Dana 30 na traseira e pneus de S10 recapados (Partiu Tuia/Quatro Rodas)

    Mas o mecânico garante que seu esforço resultou em um carro extremamente confiável nas trilhas. Seu Fiat Uno 4×4 acompanha os 4×4 genuínos dos seus colegas sem maiores problemas. Mas, é claro, um Uno com pneus enormes e snorkel chama muita atenção por onde passa.

    Continua após a publicidade
    View this post on Instagram

    A post shared by @uno4x4brasil

    “O Uno, por ser um carro amado por todos, tem se tornado famoso nos passeios e nas redes sociais” conta Sidenei. Uma das melhorias que o criador tem em mente é a adição de um turbo para aumentar a performance, além de um sistema de freios traseiros no cardã, do tipo estacionário, mesmo tipo usado no Toyota Bandeirantes.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.