Estiloso e versátil, Volvo XC40 chega em março por R$ 169.950
Menor SUV da Volvo é maior que um Compass e terá pré-venda a partir de janeiro
O XC40 é o menor SUV da história da Volvo. Mas suas dimensões são inversamente proporcionais às ambições da fabricante sueca.
O Brasil será um dos principais mercados do Volvo XC40 no mundo e receberá o modelo já no final de março de 2018 – antes disso, ele estará disponível em pré-venda a partir de janeiro por R$ 169.950.
Este valor é da versão de entrada com motor T4, um 2.0 turbo com injeção direta de 190 cv, câmbio automático de oito marchas e tração dianteira.
Acima dela estarão as versões Momentum e R-Design, ambas com o motor T5. É o mesmo 2.0, mas em versão de 254 cv e com tração integral. O câmbio é o mesmo automático de oito marchas. O preço destas versões não estão definidos, mas deverão passar dos R$ 200 mil.
O interior se assemelha muito com os outros “XC” da Volvo, com destaque para a central multimídia Sensus, com tela de 9 polegadas que concentra funções de entretenimento, configurações do veículo e os comandos do ar-condicionado, além de quadro de instrumentos digital.
Mesmo sendo menor e mais barato, o XC40 adota o mesmo pacote de itens de segurança presentes nos novos XC60 e XC90, incluindo leitor de placas, detecção de pedestres com frenagem autônoma e sistemas de condução que permitem ao condutor soltar o volante do carro por alguns segundos em engarrafamentos ou rodovias.
O pacote de equipamentos pode incluir estacionamento automático, sistema de câmeras 360° e faróis totalmente em LEDs.
O XC40 não é exatamente pequeno: são 4,42 metros de comprimento, 2,70 m de entre-eixos e 2,03 de largura. É maior que um Jeep Compass.
Contudo, a marca optou por táticas inéditas dentro da marca para otimizar o espaço interno, com porta-objetos sob os bancos, alto-falantes reposicionados para reduzir o espaço ocupado na porta, ganchos retráteis para sacolas e compartimentos removíveis para facilitar a limpeza.
Por aqui, os concorrentes naturais do XC40 são os Audi Q3, BMW X1 e Mercedes-Benz GLA, mas a Volvo também quer atrair para o mundo dos carros premium os clientes de SUVs da Hyundai, Honda, Jeep e Mitsubishi.
O preço divulgado (R$ 169.950) parece alto, mas fica um pouco abaixo da concorrência: o Audi Q3 2.0 TFSI parte de R$ 176.699, o BMW X1 começa em R$ 178.950 e o Mercedes GLA sai por R$ 175.900.