De acordo com um estudo feito pela Union of Concerned Scientists (UCS, em tradução livre, União dos Cientistas Preocupados), dos Estados Unidos, a coreana Hyundai-Kia é a fabricante de automóveis mais “verde” atualmente, superando a japonesa Honda. Toyota, Nissan e Volkswagen ocupam o meio da tabela.
O ranking baseou-se em veículos ano-modelo 2013 vendidos entre outubro de 2012 e setembro de 2013 das oito melhores montadoras (em volume). A má notícia para os norte-americanos é que as três grandes montadoras de Detroit, Ford, GM e Chrysler, ainda estão, em média, fazendo os carros mais “sujos”, aparecendo nos três últimos lugares.
O problema para a Ford, a General Motors e a Chrysler está em suas picapes, que vendem bem, mas tendem a ter economia de combustível muito ruim (em comparação com sedãs e compactos, pelo menos).
A UCS calcula a sua lista pela média “emissões por milha para cada veículo leve vendido por cada fabricante de automóveis”, em seguida com “a economia de combustível, tipo de combustível, e o volume de vendas de cada tipo de veículo vendido por cada montadora” e “as emissões que contribuem para o aquecimento global ao produzir e distribuir o combustível utilizado por cada veículo, bem como as emissões dos próprios veículos”.
Resumindo: isso tudo significa que, quanto mais você vende caminhonetes, pior você se sairá no ranking e mais CO2 serás enviado para a atmosfera.
Esta é a primeira vez que uma fabricante de automóveis que não seja a Honda fica no topo do ranking da Union of Concerned Scientists, que já foi feito seis vezes, contando com esta, sendo a primeira edição feita em 2000. Em 2010 a Honda quase foi superada pela Hyundai e pela Toyota.