Estudo revela que muitos motoristas não usam novas tecnologias
Serviço de concierge e roteador 3G/4G são os menos acionados
Quanto mais caro é o carro, mais itens tecnológicos ele possui. O problema é que, de acordo com a mais recente pesquisa Driver Interactive Vehicle Experience (conduzida com 4.200 entrevistados), da JD Power, muitos motoristas não fazem uso de alguns desses itens.
De acordo com o estudo, pelo menos 20% dos motoristas nunca usaram sequer metade dos dispositivos interativos que possuem no veículo. O mais desprezado deles é o serviço de concierge, geralmente conectado ao sistema multimídia do carro, que não é utilizado por 43% dos entrevistados.
Roteador 3G/4G, com quase 40%, e até assistente de estacionamento, com 35%, também são pouco usados. Completam a lista de tecnologias menos utilizadas o head-up display (projeta informações no para-brisa), com 33%, e aplicativos nativos do sistema original, com 32%.
Além dos itens que já existem nos carros dos entrevistados, a pesquisa abordou os dispositivos que eles pretendem que o próximo carro não tenha. A rejeição foi maior com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, com o serviço de concierge e com sistema de inserção de texto por voz.
Outro dado interessante mencionado pela JD Power é que o período crítico, que geralmente determina se certa tecnologia será utilizada com frequência por um motorista ou não, é de um mês. Caso o condutor não use o item nos primeiros 30 dias com o carro, dificilmente utilizará depois.