EUA: Hyundai e Kia admitem erro em estimativa de consumo
Montadoras irão ressarcir proprietários
A Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos confirmou que alguns dos modelos vendidos por Hyundai e Kia Motors no mercado automotivo do país possuem consumo de combustível maior do que aquele indicada pelas montadoras ao vender os veículos.
Auditores da EPA constataram que o consumo combinado de modelos 2011 a 2013 não é de 27 milhas por galão (aproximadamente 11,5 km/l), mas sim de 26 mpg (em torno de 11 km/l).
Alguns casos específicos são mais notórios. Modelos da Hyundai, como Accent, Elantra e Veloster, cujo consumo anunciado era de 40 milhas por galão (17 km/l), deverão ter o valor alterado para 37 (15,7 km/l) ou 38 (16,1 km/l) mpg.
As montadoras admitiram o erro no valor indicado e anunciaram que modificarão as especificações técnicas dos carros em questão. Além disso, os proprietários serão convocados a levar os veículos às concessionárias para verificação do hodômetro.
Serão feitos cálculos de quantos litros de combustível foram utilizados além do que a estimativa original previa. O ressarcimento será feito com base no valor correspondente a essa quantidade, acrescido de 15%.