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Euro NCAP poderá punir carros com muitos comandos sensíveis ao toque

Para maior segurança dos condutores, a Euro NCAP diz que o uso de botões sensíveis ao toque podem prejudicar a segurança em desvio de olhares

Por Rafael Sommadossi
Atualizado em 4 abr 2024, 14h13 - Publicado em 8 mar 2024, 16h06
Mercedes EQS 450 SUV
Mercedes-Benz EQS SUV (Divulgação/Mercedes-Benz)
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Há um reconhecimento crescente na indústria automotiva de que, mesmo que os carros estejam se tornando mais seguros e eficientes, algumas tendências recentes merecem ser revisadas.

Uma delas é o aumento do uso de plástico preto brilhante, cujo reflexo pode ofuscar os ocupantes. Outra é a crescente dependência de telas sensíveis ao toque para funções que costumavam ser controladas com botões físicos ou comandos giratórios, como ainda se vê em carros mais baratos.

O Euro NCAP, que avalia a segurança dos carros vendidos na Europa, demonstrou preocupação com essas tendências. O argumento é que as interações com controles táteis podem aumentar o risco de acidentes por distração, pois obrigam os motoristas a desviar os olhos da estrada para localizar e identificar os botões. 

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Matthew Avery, diretor de desenvolvimento estratégico do Euro NCAP, destacou a necessidade de mudanças, enfatizando a importância de limitar o tempo que o motorista passa olhando para fora da estrada, para promover uma condução mais segura.

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As novas regras de avaliação do Euro NCAP, planejadas para entrar em vigor em 2026 visam encorajar os fabricantes a voltarem a incorporar botões físicos separados para funções básicas, para que sejam mais intuitivos, para funções como indicadores de direção, luzes de emergência, limpadores de pára-brisa, além de recursos de segurança como o eCall da União Europeia.

BMW i7
BMW i7 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Embora o Euro NCAP não possa impor diretamente o uso de controles físicos, sua pontuação de segurança que varia de zero a cinco estrelas é um fator importante para os consumidores e pode influenciar para novas práticas da indústria. A pressão por uma abordagem mais segura pode levar os fabricantes a repensar o design de seus veículos, porém, já se pode imaginar que em alguns modelos, voltarão a ser usados itens de série.

Embora a Tesla seja uma das fabricantes que têm comandos dos limpadores na tela, outras fabricantes já se movimentam. Honda e Toyota ainda preservam botões em seus carros, enquanto a Hyundai já voltou a oferecer mais botões nos seus carros mais novos, um movimento que a Lucid também pretende seguir. O CEO da BMW, Oliver Zipse, também já sinalizou que acredita que as telas sensíveis ao toque serão completamente proibidas por lei nos próximos dez anos, pois exigem muita distração. A Volkswagen fez mudanças em seus sistemas, mas ainda não tem pressa em devolver botões aos seus carros mais novos.

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