Exclusivo: novo Renault Kwid nacional será mais simples que o indiano
Em facelift de meia-vida, compacto feito no Brasil não adotará os faróis duplos mais modernos do modelo recém-apresentado na Ásia
![Kwid Abre](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/10/kwid-abre-e1570562054365.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Quem esperava ver o visual ousado do novo Renault Kwid indiano no Brasil pode tirar o cavalo da chuva.
Imagens divulgadas pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) antecipam que o modelo feito em São José dos Pinhais (PR) terá uma atualização muito mais discreta.
Ao invés dos faróis duplos derivados do elétrico K-ZE, o novo Kwid brasileiro manterá o conjunto mais simples do modelo atual.
A imagem registrada no órgão de proteção intelectual indica que as principais mudanças ficarão nos para-choques e grade do radiador.
![Para Choque Dianteiro Novo Renault Kwid](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/10/rkqrd-e1570562173232.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Não é possível saber se o capô e os faróis terão o mesmo formato, mas considerando que o custo de mudança desses componentes é elevado, as chances deles continuarem como estão são grandes.
O para-choque traseiro também muda, com um novo compartimento vertical dotado de uma peça plástica interna inspirado nos Kwid elétrico e indiano, mas com estilo próprio.
![Para Choque Traseiro novo Kwid](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/10/rkqrt-e1570562241964.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Não há detalhes das lanternas, mas elas manterão o mesmo formado, com alterações nos elementos internos.
Neste caso a probabilidade do Kwid brasileiro usar a peça do indiano é maior, pois o hatch asiático também manteve o mesmo formato para o conjunto óptico posterior.
![Para Choque Traseiro Kwid](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/10/rkqrtd-e1570562289177.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A data de lançamento do novo Kwid no Brasil é um mistério, mas fontes ouvidas por QUATRO RODAS alegam que o popular atualizado ainda demora a chegar.
Considerando que 2020 será o ano de chegada do novo Duster e que o Kwid ganhou a versão Outsider este ano, a probabilidade do hatch reestilizado chegar só em 2021 é alta.
![2020-Renault-KWID-13](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/10/2020-renault-kwid-13-e1570118517573.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Por enquanto há poucos detalhes sobre interior e mecânica. O painel digital do Kwid indiano seria uma novidade bem-vinda, mas ele pode ser restrito somente às versões mais caras do compacto.
![kwid](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/10/756fd4bc9d62523e8a297bcbe89872f702-e1570118377855.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Já sob o capô o motor 1.0 12V segue em linha, com poucas chances de receber o comando de válvulas variável usado no Sandero. Vale lembrar que o Kwid para nos 70 cv com etanol, enquanto o irmão maior alcança 82 cv.
Uma das poucas atualizações justificáveis no hatch seria a adoção de partida a frio com pré-aquecimento de etanol, pois o Kwid é um dos poucos modelos novos a ainda usar o tanquinho de gasolina.