A Exeed, braço de luxo da Chery, anunciou diretamente da China que vai vender ao menos três modelos no Brasil em breve. Mas, se quiser entrar no mercado brasileiro de forma independente, vai ter que enfrentar o grupo Caoa.
A empresa brasileira representa os chineses por aqui e não perdeu tempo em soltar um comunicado exigindo sua participação no negócio.
“Da mesma forma como a Caoa já opera com os veículos Caoa Chery, todas essas demais marcas [Exeed, Jetour e Karry] só poderão ser produzidas/ importadas e comercializadas exclusivamente pela Caoa aqui no Brasil”, disse a empresa por nota à imprensa.
A estreia seria com dois SUVs e um sedã, todos eletrificados. Um deles é o Exeed RX, apresentado há poucos meses.
A subdivisão da Chery surgiu em 2019, quando a Caoa começou a demonstrar seu interesse em trazer a marca para o Brasil. Contudo, vários fatos indicam que a própria empresa pretende introduzir a Exeed no Brasil sem qualquer tipo de ajuda ou acordo com o grupo brasileiro. A empresa, por exemplo, anunciou vagas no Brasil para diretores que respondessem diretamente à matriz.
De acordo com o Autos Segredos, parceiro nesta apuração, desde março de 2022 comunicados de imprensa direcionados ao mercado brasileiro começaram a ser enviados por uma equipe baseada na China. A empresa também criou uma página no Facebook, Exeed Brasil, onde chegou a confirmar o lançamento do SUV híbrido LX ET-i no Brasil em 2023.
No comunicado, a Caoa também afirma que “estuda e avalia o mercado por meio de pesquisas e desenvolvimentos para tornar viável a implantação e venda desses modelos para o consumidor brasileiro”.
“Inclusive, a Caoa já conta com veículos protótipos em sua planta de Anápolis em fase de testes. Mas, ainda não há uma data definida para o lançamento de produtos Exeed em território brasileiro”, diz a nota. Protótipos do Exeed LX, derivado do Chery Tiggo 7, foram flagrados em 2021.