Fábrica da FCA em Goiana é oficialmente inaugurada
Nova planta é a responsável pela produção do Jeep Renegade
A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) inaugurou oficialmente nesta terça-feira (28) sua nova fábrica no Brasil. Situada em Goiana, Pernambuco, a planta é a responsável pela produção do utilitário esportivo Jeep Renegade, que já está sendo comercializado no mercado nacional. Além disso, é a primeira fábrica aberta após a fusão legal entre Fiat e Chrysler numa só companhia.
“É uma revolução para todos aqui. Provavelmente vocês queriam que eu dissesse que esta fábrica é um modelo de excelência em todo o grupo FCA, ou que o Brasil é um mercado fundamental para a companhia no cenário mundial. Isso até é verdade, mas, em todas as histórias de sucesso, são as pessoas que fazem a diferença. Celebramos aqui o estilo de Pernambuco e das pessoas daqui, e não o complexo industrial. Obrigado por terem trazido os valores dessa terra. Eu amo o Brasil e, em certo sentido, me sinto brasileiro”, disse Sergio Marchionne, CEO da FCA, durante a cerimônia.
>> Saiba tudo sobre o Jeep Renegade!
Também presente ao evento, a presidente Dilma Rousseff destacou o potencial futuro do espaço. “Foi um investimento de grande magnitude, cerca de R$ 10 bilhões, que está ancorado em escolhas muito objetivas, de longo prazo. Ter a fábrica mais moderna do grupo Fiat Chrysler é uma honra para o nosso País e para esta região”, afirmou. Outro destaque no discurso de Dilma foi o incentivo às montadoras para que desenvolvam novas tecnologias no Brasil, em sintonia com o que prevê o plano Inovar-Auto.
O espaço tem 260 mil metros quadrados, com estrutura moderna e tecnológica – são 700 robôs espalhados em diferentes áreas do processo de montagem. Em 2016, a perspectiva é de que a capacidade total de produção seja alcançada, chegando a 250 mil veículos ao ano. Futuramente, caso haja demanda, será possível ampliar essa capacidade.
De acordo com o grupo, a estimativa é de que, até o fim de 2015, mais de nove mil funcionários estejam trabalhando no polo, sendo 3,3 mil na fábrica em si, 4,9 mil no parque de fornecedores e 850 em serviços gerais. A partir do próximo ano, esse número deve subir a 11 mil empregados.