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Fabricante do iPhone terá seus próprios carros elétricos ainda em 2021

A empresa taiwanesa é conhecida por fabricar os celulares da Apple e aplicará cerca de U$ 200 milhões na Byton

Por Gabriel Monteiro
6 jan 2021, 09h00
Byton M-Byte
Byton M-Byte (Byton/Divulgação)
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Byton M-Byte

A competição no mercado de veículos elétricos se intensifica gradativamente. Desta vez, no entanto, quem entrou na jogada foi a empresa taiwanesa Foxconn, maior fabricante de computadores e componentes eletrônicos do mundo. Mas ela é mais conhecida por produzir o iPhone para a Apple.

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A surpresa é que, em comunicado, o presidente da empresa, Young Liu, anunciou que a Foxconn passará a produzir esportivos elétricos a partir de 2022 em parceria com a startup chinesa, Byton. 

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Em outubro, a empresa já havia lançado uma plataforma modular própria para caros elétricos e estipulou a ousada meta de fornecer componentes ou serviços para 10% dos carros elétricos do mundo. Agora, ela invade de vez o ramo com uma parceria inesperada com a Byton, marca criada em 2017 pela Future Mobility, fundada por um ex-executivos da BMW e Nissan

Byton M-Byte
(Byton/Divulgação)

A Byton desenvolvia o projeto de uma montadora na cidade de Nanjing em parceria com a estatal chinesa FAW e a fornecedora de baterias Contemporary Amperex Technology. No entanto, a produção foi congelada em julho de 2020 por falta de financiamento. 

Desde então, fora mantido apenas um pequeno contingente de funcionários para operar as funções vitais da empresa.

Com um especulado aporte de U$ 200 milhões por parte da Foxconn, as atividades devem ser retomadas e o primeiro modelo da empresa com produção em larga escala deve ser lançado ao final deste ano ou no primeiro trimestre de 2022.

Byton M-Byte
(Byton/Divulgação)

O modelo deve ser o já anunciado M-Byte, SUV elétrico feito para brigar com os modelos da Tesla. Ele se destaca pela tela de 48 polegadas sensível ao toque que ocupa quase todo o espaço do painel.

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O SUV terá duas opções de bateria: de 72 kWh ou 95 kWh. Na primeira opção, a tração é exclusivamente dianteira e o propulsor elétrico entrega uma potência de 270 cv.

Byton M-Byte
(Reprodução/Internet)

Já na opção de 95kWh, o condutor poderá alternar entre tração 4X2 ou 4X4 e o modelo virá equipado com dois propulsores que, somados, entregam uma potência de 407 cv.

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Segundo a fabricante, a autonomia do SUV M-Byte varia dos 430 aos 550km e a bateria pode ser carregada os 80% em apenas 35 minutos. 

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