Faltam peças: Fiat Strada tem fila de 5 meses; Uno e Doblò estão suspensos
Fiat diz ter dobrado produção da picape em 8 meses, mas falta de componentes é tão grave que Uno e Doblò estão com vendas suspensas
O sonho de todo fabricante é ver seu carro recém-lançado vendendo bem. Mas é especialmente melhor quando a marca consegue atender toda a demanda pelo carro sem deixar formar longas filas de espera. Só que uma conjuntura de alta demanda e falta de componentes está atrapalhando a vida da nova Fiat Strada 2021 e também de Uno e Doblò.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90
Foi bem difícil comprar a nova Fiat Strada para o Longa Duração, no fim de 2020. Mas agora a fila de espera pela nova geração da picape compacta já chega a 150 dias – ou seja, cinco meses!
E a informação não vem de concessionários, mas partiu da própria Fiat em comunicado a sua rede ao qual QUATRO RODAS teve acesso.
A maior espera é para as versões Freedom, independente da cabine ser Plus (simples) ou dupla. Para a Strada Endurance, versão de entrada, e para a Strada Volcano, topo de linha, a espera estimada é de 120 dias.
Os prazos valem para vendas no varejo e vendas diretas para pequenas frotas. Mas, de acordo com lojistas, em compras de grandes quantidades (como de locadoras) a espera consideravelmente é menor.
Fila de espera desde o lançamento
A Fiat Strada 2021 tem fila de espera praticamente desde o seu lançamento, em junho. Mas os prazos de espera pela picape vem aumentando mesmo com o esforço da fabricante para aumentar a produção.
A fila de espera chegava a 60 dias em agosto, quando a Fiat já havia aumentado a produção da picape em 50%. Agora, a produção é duas vezes maior em relação a junho de 2020. Para liberar capacidade produtiva na fábrica da Fiat em Betim (MG), a primeira geração da Strada teve sua produção interrompida.
Procurada, a Fiat ressaltou a dificuldade para o fornecimento de aço e semicondutores a nível global, o que impactou no fornecimento de alguns componentes.
“Em respeito aos consumidores da Fiat, salientamos que a empresa tem sido transparente na comunicação com sua rede de concessionárias, e vem trabalhando incansavelmente junto dela e da cadeia produtiva para diminuir o impacto desse momento tão excepcional que vivemos, tanto que a produção, comparada ao período do lançamento da picape, em junho de 2020, já foi dobrada na fábrica de Betim, apesar de todos os contratempos”, diz a fabricante em nota.
A situação é ainda mais grave para os Fiat Uno e do Doblò. Ambos estão com as vendas diretas suspensas e não há como as concessionárias colocarem pedidos dos dois modelos.
Na prática, a Fiat não está vendendo o Uno e o Doblò a seus principais compradores. Em 2020, das 22.942 unidades do Fiat Uno vendidas, 93,6% foram entregues a empresas. No caso do Doblò, vendas diretas respondem por 94,6%.
“A situação do fornecimento de insumos para a linha de produção desses modelos é ainda mais crítica”, diz a Fiat em nota.
Confira a nota da Fiat na íntegra:
Toda a indústria automotiva global vem enfrentando dificuldades com o fornecimento de diversos insumos, a exemplo do aço e de semicondutores. Inclusive algumas plantas industriais na Europa já tiveram suas atividades paralisadas. Como participante ativo da cadeia produtiva, o mercado brasileiro também sofre com a falta de alguns componentes, que impactam a linha de produção nacional.
A Nova Strada é um grande sucesso e atingiu níveis expressivos de vendas desde os primeiros meses do lançamento, superando todas as expectativas da marca. A demanda pela segunda geração da picape é nada menos que o dobro de sua antecessora. É justamente a restrição de insumos que afeta a linha de produção do carro combinada a uma alta demanda que faz com que os prazos de entrega sejam mais alongados. Em respeito aos consumidores da Fiat, salientamos que a empresa tem sido transparente na comunicação com sua rede de concessionárias, e vem trabalhando incansavelmente junto dela e da cadeia produtiva para diminuir o impacto desse momento tão excepcional que vivemos, tanto que a produção, comparada ao período do lançamento da picape, em junho de 2020, já foi dobrada na fábrica de Betim, apesar de todos os contratempos.
Esse mesmo cenário impacta o Uno e o Doblò. Entretanto, a situação do fornecimento de insumos para a linha de produção desses modelos é ainda mais crítica. Por isso, em respeito aos clientes da marca, a Fiat decidiu suspender temporariamente os pedidos dos veículos para atender os consumidores que já adquiriram esses modelos em um prazo mais adequado.
Fiat Strada 2021 – Preço e Versões:
– Strada 2021 Endurance 1.4 Cabine Plus (R$ 68.490)
– Strada 2021 Endurance 1.4 Cabine Dupla (R$ 79.490)
– Strada 2021 Freedom 1.3 Cabine Plus (R$ 76.490)
– Strada 2021 Freedom 1.3 Cabine Dupla (R$ 82.490)
– Strada 2021 Volcano 1.3 Cabine Dupla (R$ 85.490)
Fiat Uno 2021 – Preço e Versões:
– Uno Attractive 1.0 Fire (R$ 51.990)
– Uno Drive 1.0 Firefly (R$ 53.990)
– Uno Way 1.0 Fire (R$ 55.490)
– Uno Way 1.3 Firefly (R$ 59.490)
Fiat Doblò 2021 – Preço e Versões:
– Doblò Essence 1.8 7 lugares (R$ 106.590)
– Doblò Cargo 1.8 (R$ 95.590)
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.