Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Família acionista da BMW se envolve em polêmica

Os Quandt foram acusados de lobby junto ao partido CDU

Por Redação
Atualizado em 9 nov 2016, 12h48 - Publicado em 22 out 2013, 14h46
mercado

Polêmica à vista do mercado automotivo alemão. De acordo com o site Automotive News Europe, a família Quandt, que detém 47% das ações da BMW, está sendo acusada de fazer lobby junto ao partido conservador Christian Democratic Union (CDU), da chanceler Angela Merkel.

O objetivo dos Quandt seria convencer os políticos alemães a votarem contra leis mais rigorosas de emissão de poluentes pelos veículos. A proposta previa que, em 2020, o limite de emissão de CO2 pelos carros seria de 95 g/km. Para se ter uma ideia do panorama atual da gama da BMW, mesmo um modelo voltado para a eficiência, como o 116d EfficientDynamics (foto), emite 99 g/km. A proposta veio a ser, de fato, rejeitada, tendo a Alemanha como grande opositora.

O fato que provocou a ira dos partidos de oposição ao CDU foi a polpuda doação feita pela família Quandt: 690 mil euros, sacramentada em 9 de outubro. Representantes do Partido Verde local chegaram a afirmar que tal medida representava “a compra da política climática do governo Merkel”. Por sua parte, o CDU emitiu nota dizendo que a doação feita pela família Quandt não teve fins políticos, e que ela já tinha feito da mesma maneira em anos anteriores.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.