Para tornar um carro especial, basta fazê-lo em unidades limitadas. Essa estratégia já é velha conhecida no setor automotivo. Agora, quer fazer um carro especial de verdade, então deve-ser ser fazer igual a Ferrari fez com essa 812.
Por si só, o 812 Competizione já é um carro pra lá de requisitado. Se não bastasse seu motor V12 de 830 cv, o mais potente da história da marca, o esportivo é uma edição limitada em apenas 999 unidades. Mas a Ferrari escolheu uma delas para ser ainda mais especial, e deu um toque artesanal e único, que só a montadora de Maranello sabe fazer.
A Ferrari Tailor Made 812 Comepetizione recebeu um traje de gala para uma causa bem nobre. Esse modelo único será leiloado e todo o dinheiro — que com certeza vai render uns bons milhões de euros — será doado para instituições de caridade.
De especial, a 812 pintada na famosa cor amarela da montadora recebeu grafismos em preto fosco, que reforçam as principais características do carro, como as saídas de ar laterais e os vórtices na parte superior traseira. Além disso, o que mais chama atenção é a faixa preta em fibra de carbono no centro do capô, que também funciona como uma saída de ar para o V12.
Se aparentemente a ideia parece simples, a realidade mostra que não. De acordo com a montadora, foram necessários mais de um ano para terminar o carro, em uma força tarefa que uniu as equipes do Styling Center da Ferrari e do Tailor Made, programa da marca de customizações e personalizações feitas sob medida para os clientes que puderem pagar.
O motivo para o longo tempo de preparação, levando em consideração que a 812 Competizione recebeu apenas alterações estéticas, é justificado quase que de maneira poética. Segundo a Ferrari, “o principal desafio foi buscar o equilíbrio perfeito entre a realização técnica impecável e manter a centelha criativa e o artesanato artístico que fluem dos desenhos do diretor de design da Ferrari, Flavio Manzoni, que inspirou este modelo com seus detalhes exclusivos“.
Assim como do lado externo, no interior a equipe de designers repetiu o padrão de cores e ainda acrescentou alguns toques especiais. Por exemplo, há um amplo uso de Alcantara de última geração, composto em 65% de poliéster, sendo exatamente o mesmo do SUV Purosangue. Segundo Ferrari, essa escolha é exclusiva desta edição especial, já que em casos como esse, a marca geralmente opta pelo couro.
A Ferrari Tailor Made 812 Comepetizione foi apresentada no último final de semana durante o Monterey Car Week, na Califórnia e o leilão acontecerá no Ferrari Gala, na cidade de Nova Iorque, no dia 17 de outubro. Já para o preço, o céu é o limite, mas pode ter a certeza que custará bem mais que os 578.000 euros (equivalente a cerca de R$ 3,1 milhões), pedidos pelo modelo padrão quando foi lançado em 2021.