A divisão especial da Ferrari, nominada “Special Porjects”, ou Projetos Especiais em português, foi estabelecida em 2008 para se dedicar à criação de modelos sob encomenda, mais exclusivos e caros que as Ferrari produzidas em série.
Doze anos após sua criação, a divisão está perto de entregar, possivelmente, seu pedido mais especial: um modelo inspirado na lendária Ferrari F40.
Aqui cabe um parênteses. No ano de 1992 QUATRO RODAS teve a honra de testar a F40, que foi o primeiro carro a ultrapassar a barreira dos 300 km/h em nossa pista de testes. Clique aqui para relembrar a história.
Voltando a 2020, o novo esportivo, apelidado de SP42, deve receber – assim como sua “mãe” – um motor V8 twin-turbo, mas agora com 3,8 litros, em vez de 2,9, e 710 cv, no lugar dos originais 478 cv da F40.
A motorização vem da F8 Tributo. O superesportivo que substituiu a 488 GTB em 2019 conta, inclusive, com a mesma cobertura de motor feita de Lexan usada pela F40.
Agora o que se espera é que a Ferrari seja fiel ao seu modelo mais icônico e adote a imponente asa traseira e as lanternas redondas, talvez os mais marcantes dos componentes da F40 – último carro feito com a aprovação de Enzo Ferrari.
Será produzida apenas uma unidade do modelo, a qual deve ser revelada pela Ferrari já nas próximas semanas.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.