Ferrari KC23 é exclusiva, feita sob medida e com V8 da 488 GT3 EVO
Novo modelo de produção única da Ferrari Special Porjects tem portas borboleta, saídas de ar retráteis e tem como base a 488 GTB EVO de corrida
A Ferrari apresentou seu novo carro exclusivo, vindo diretamente das pranchetas dos engenheiros da Ferrari Special Division, que também é a responsável pela mais recente SF90 XX e outros modelos como a SP51 e a SP48. A Ferraro KC23 pertence a um milionário identificado somente como um dos “mais apaixonados colecionadores” e se baseia no carro de corrida 488 GT3 Evo.
Por isso, ele usa o mesmo conjunto mecânico com motor V8 3.8 biturbo. Mas, como não está atrelado às regras de competições, o KC23 possivelmente deve ter potência ainda acima dos 600 cv da sua inspiração, podendo chegar até aos 670 cv da 488 GTB, versão de rua da 488 GT3 Evo.
O mais legal da Ferrari KC23 é que, embora ela e a 488 GT3 Evo tenham diversas semelhanças, principalmente nas formas e em algumas linhas, também há muita originalidade no design. Na frente, por exemplo, vemos as caixas de rodas proeminentes e o bico da dianteira, mas no projeto exclusivo a Ferrari aumentou ainda mais a entrada de ar no centro do capô e alterou completamente o design do para-choque e dos faróis.
Exclusivo para a pista, a KC23 tem portas no estilo borboleta, algo que a Ferrari reserva apenas para os seus hipercarros. Outra característica interessante do carro são as saídas de ar nas laterais. Elas são elétricas e se fecham quando o carro está parado, uma alternativa para melhorar seu visual nos showrooms.
Além da saída retrátil, a Ferrari KC23 tem um conjunto de rodas adicional, diferente das de 18’’ com pneus slick que serão usadas nas pistas. Para “ficar bem na foto” o carro usará um conjunto que consiste em rodas de 21’’ na frente e 22’’ na traseira.
A traseira é onde os dois modelos mais se diferenciam. Exceto pela grande asa, que pode ser removida na KC23, todo o resto é bem distinto. Os faróis deixam de ser redondos e mais tradicionais, para dar lugar a uma barra luminosa moderna, claramente inspirada no conceito Ferrari Vision Gran Turismo. Há também dois escapamentos com uma divisão no meio que foram movidos para cima e não estão mais integrados ao difusor, como é na 488 GT3.
Embora esse seja um modelo único e feito sob medida, é provável que veremos muito desse projeto em futuros carros da Ferrari, já que a montadora descreveu a KC23 “vislumbre tentador do futuro dos supercarros”.
Se por fora a KC23 é um carro completamente novo, o interior é inteiro da sua inspiração. A Ferrari manteve todo o cockpit do carro de corrida, incluindo o painel com botões e interruptores voltado para o motorista, volante em forma de manche e a gaiola de segurança, afinal, ele ainda é um carro exclusivo para as pistas. O quadro de instrumentos digital também é bem diferente de um modelo comum, mas para dar um toque de luxo, há acabamento em Alcantara nos bancos esportivos e no volante.
Infelizmente, não sabemos do que a Ferrari KC23 é capaz, já que a montadora não divulgou seus tempos. Normalmente, os projetos especiais da montadora ficam em segredo, mas esse foi uma exceção à pedido do proprietário, logo, ela será mostrada ao público no Goodwood Festival of Speed, na Inglaterra, entre os dias 13 e 16 de julho. Posteriormente ela ficará exposta no museu da Ferrari, em Maranello, na Itália, entre primeiro de agosto e 2 de outubro.