Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ferrari Monza SP1 e SP2: colírio para os olhos e V12 no coração

Com 810 cv, modelos trazem o doze cilindros mais potente da história da marca italiana

Por Raphael Panaro
Atualizado em 19 set 2018, 22h50 - Publicado em 18 set 2018, 20h28
Ferrari Monza SP1 e SP2
Os modelos compartilham as mesmas dimensões: 4,65 metros de comprimento, 2 m de largura e 1,15 m de altura (Divulgação/Ferrari)

Quando precisou de palavras para descrever a Ferrari 166MM exposta no Salão de Turim em 1948, o jornalista italiano Giovanni Canestrini cunhou o termo barchetta – que significa barquinho em português.

A partir daí, as fabricantes italianas se apropriaram da palavra do então editor do jornal La Gazetta dello Sport para designar seus carros de corrida que tinham apenas dois lugares, e aliavam baixo peso e cockpit aberto.

Ferrari Monza SP1
A SP1 foi apresentada na cor prata com detalhes amarelos, inspiradas na 250 GTO que venceu a famosa prova do Tour de France no começo da década de 60 (Divulgação/Ferrari)

A expressão foi deturpada ao longo do tempo, ganhou um tom de sofisticação e passou a ser sinônimo de modelos esportivo com apenas dois lugares e sem teto – também conhecidos como roadsters.

E 70 anos depois a 16MM volta a influenciar a Ferrari na criação, não só de um, mas dois modelos ao estilo barchetta. Conheça as Monza SP1 e Monza SP2.

Continua após a publicidade
Ferrari Monza SP1
O formato speedster lembra os carros de corrida do final dos anos 1940 (Divulgação/Ferrari)

O Monza na nomenclatura revela outra fonte de inspiração. As Ferrari 750 e 860 Monza que venceram várias provas na World Sports Car Championship – campeonato que começou em 1953 e reunia as principais marcas em corridas de rua e endurance.

Mas vamos por partes. Ambos os barchettas são construídos em fibra de carbono, que contribui para o baixo peso. A massa do SP1 é na ordem dos 1.500 kg – o SP2 tem apenas 20 kg a mais.

Ferrari Monza SP1
F1? O cockpit do Monza SP1 é feito apenas para um entusiasta milionário desfilar um passeio a céu aberto (Divulgação/Ferrari)
Continua após a publicidade

V12

A diferença do SP1 para o SP2 é que todo prazer de pilotagem e emoção de sentar em uma Ferrari pode ser compartilhado com mais um sortudo. Os engenheiros removeram a cobertura, adicionaram um banco e uma barra de proteção para separar piloto e co-piloto

Contudo, a Ferrari não se contentou em fazer apenas um par de carros que poderia estar exposto em qualquer galeria de arte do planeta. As semelhanças voltam a aparecer no quesito motorização. A marca deu ao SP1 e ao SP2 nada menos que o mais potente V12 já feito em Maranello.

Ferrari Monza SP2
A lanterna que vai de ponta a ponta da traseira parece a de um carro-conceito (Divulgação/Ferrari)

Naturalmente aspirado e com 6.5 litros, produz 810 cv a 8.500 giros! São 10 cv a mais que a 812 Superfast e 30 cv que a F12tdf. O torque de 71,3 mkgf fica disponível integralmente a 7.000 rpm.

Continua após a publicidade

O número faz o SP1 tem relação peso/potência de 1,85 kg/cv. No 20 kg mais pesado SP2, a fração é de 1,87 kg/cv. Segundo a Ferrari, tanto o SP1 quanto o SP2 precisam de meros 2,9 segundos para atingir os 100 km/h. O 0 a 200 km/h impressiona igualmente: 7,9 s.

Ferrari Monza SP2
Para gerenciar o fluxo de ar na cabine, a Ferrari instalou pequenos para-brisas para o motorista e passageiro (Divulgação/Ferrari)

A companhia italiana não especificou quantas unidades serão produzidas.

Mas se Giovanni Canestrini ainda fosse vivo, diria quer ver uma dessas raridades na rua será più difficile.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.