A Audi criou moda quando lançou e-Tron Vision GT, exclusivamente, para o famoso jogo de corrida Gran Turismo, lá em 2013. Outras montadoras resolveram lançar seus próprios modelos, como a Porsche, que desenvolveu o conceito Vision GT em 2021, para o lançamento do sétimo jogo da série, que só viria a acontecer em março de 2022.
Para celebrar os 25 anos da franquia da Sony, enfim, a Ferrari resolveu desenvolver seu próprio carro de corrida virtual e, assim como a colega alemã, a montadora de Maranello criou primeiro a versão real do conceito, que só chegará aos consoles no dia 23 de dezembro.
O Ferrari Vision Gran Turismo é um hipercarro híbrido com quatro motores, sendo três elétricos e um V6 3.0 biturbo, o mesmo do 296 GTB, mas que ganhou ajustes para gerar sozinho 1.030 cv e 91,7 kgfm e está acoplado a uma transmissão de oito marchas e dupla embreagem.
Já o trio de motores elétricos, além de movimentarem o eixo traseiro para garantir tração integral, também são responsáveis por mais 326 cv. O torque combinado do sistema híbrido, de acordo com a Ferrari, é de 112 kgfm só nas rodas de trás.
Com esses números, o Vision GT é capaz de passar dos 350 km/h, ir de 0 a 100 km/h em menos de 2 s e chegar aos 200 km/h em 5 s, de acordo com as estimativas da Ferrari. A montadora italiana também pressupõe um tempo de volta 1:10 minutos no circuito de Fiorano, na Itália, o que seria nove segundos mais rápido do que a SF90 Stradale, atual carro chefe da marca.
Para além do desempenho, o Vision GT também tem um design futurista e diferenciado. O projeto liderado por Flavio Manzoni pôde ousar em diversos aspectos, afinal, as restrições da realidade não se aplicam ao videogame, por isso que temos uma distância em relação ao solo praticamente inexistente.
Mas isso não significa que a filosofia estética do conceito não possa ser aplicada na realidade. A Ferrari anunciou que o esportivo é um “manifesto de design futurista para os carros de estrada e corrida da Ferrari” e “redefine a linguagem estilística da empresa”. Logo, podemos esperar que parte desse projeto seja visto em modelos futuros da montadora.
Entretanto, o carro também tem seu lado ‘pé no chão’. A Ferrari diz que parte do design foi inspirado em carros de corrida do passado, como o 512 S e o 330 P3. As referências ficam claras quando vemos os para-lamas bem robustos e um capô baixo e pontudo. Já os faróis e as luzes de LED extremamente finos, se inspiram no Ferrari 499P, modelo de enduro que correrá em Le Mans no próximo ano.
A carroceria é feita em fibra de carbono e traz curvas suaves contrastando com vincos bem marcados. As rodas são parcialmente fechadas, tendo uma abertura em forma de estrela bem ao centro. Na traseira, o Vision GT têm uma grande asa e um difusor retangular para ajudar na aerodinâmica.
Como no Gran Turismo 7 não é possível dar carona, o Vision GT tem uma cabine para acomodar somente o motorista. O volante tem forma de manche e vem com uma tela integrada. Para deixar o modelo ainda mais futurista, há um LED que atravessa e todo o painel.
O Vision Gran foi apresentado durante o Gran Turismo World Finals, campeonato mundial do game, que aconteceu entre os dias 24 e 27 de novembro, em Mônaco. Agora, o protótipo segue para Maranello, na Itália, onde ficará exposto até março de 2023, no museu da Ferrari.