Fiat Argo 2022 segue Mobi e Strada e ganha motores mais fracos
As mudanças afetam todas as versões do veículo, incluindo as equipadas com motor 1.0
O motor 1.0 6V Firefly da Fiat não escapou de passar por ajustes para cumprir as exigências do Proconve L7. Assim como aconteceu com o motor 1.3 8V Firefly, e também com os 1.0 e 1.4 Fire, o 1.0 Firefly perdeu potência e torque, tanto com álcool quanto com gasolina.
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Com essa mudança, o único modelo afetado será o Fiat Argo, mais precisamente as versões 1.0 e Drive 1.0. Mas o Cronos também está em vias de ganhar este motor.
Usando gasolina, o motor teve redução de 1 cv, passando a gerar 72 cv. Com etanol a redução foi de 2 cv, passando a ter 75 cv agora. O torque também diminuiu: são 10/10,7 kgfm (gasolina/etanol) na nova configuração, contra 10,4/10,9 kgfm de antes.
De acordo com as medições da própria Fiat, o consumo melhorou somente na estrada, onde o Argo faz agora 15,8/11 km/l (antes, eram 15,1 km/l/10,7 km/l) com gasolina e álcool, respectivamente.
Já em circuito urbano, houve uma diferença ínfima quando abastecido com gasolina, fazendo depois das mudanças 14,1/9,9 km/l (14,2/9,9 km/l).
Em nosso último teste com o motor na configuração antiga e usando gasolina, o Argo com motor 1.0 fez 14,1 km/l na cidade e 15,4 km/l na rodovia.
Assim como na Strada e no Pulse, as versões mais caras do Argo equipadas com o motor 1.3, também ficaram mais fracas. No geral, elas perderam 3/2 cv e 0,5/0,5 kgfm, passando a gerar 98 cv/107 cv e 13,2/13,7 kgfm na linha 2022.
Em nosso teste, o consumo de combustível da versão S-Design 1.3 foi de 13 km/l em circuito urbano e 16,6 km/l no rodoviário, usando gasolina. Abastecido com etanol, a marca divulgou no lançamento um consumo de 9,2 km/l na cidade e 10,2 km/l na rodovia.
Com a atualização do motor, os números apresentados pela Fiat são de 13,1/9,1 km/l na cidade e 15/10,5 km/l na estrada.