Fiat Cronos 2023 tem câmbio CVT, motor 1.0 e fica R$ 10.000 mais barato
É a primeira vez que o sedã adota o motor 1.0, responsável por derrubar em mais de R$ 10.000 o preço inicial do modelo
A linha 2023 do Fiat Cronos chegou ao Brasil, mas deixou de ser segredo há menos de uma semana, quando foi lançada na Argentina. Além do visual com discretas (até demais) mudanças, o sedã ganhou câmbio CVT como opção no motor 1.3. Por aqui, no entanto, há exclusividades: ele também ganha inéditas versões com o motor 1.0 do Argo, a partir de R$ 74.790.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
A combinação entre o 1.3 Firefly, que rende até 107 cv e 13,7 kgfm com etanol, e o câmbio CVT de sete marchas simuladas, é a mesma aplicada a modelos como Strada e Pulse. Segundo a marca, com esta configuração, ele vai de 0 a 100 km/h em até 12,1 segundos, com gasolina, na versão mais equipada. No consumo, também segundo a Fiat, as médias ficam em 13,4 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada.
O conjunto é oferecido nas duas versões mais caras do modelo, restando apenas uma com motor 1.3 e câmbio manual de cinco marchas.
Além dessa, até então única motorização oferecida ao Cronos desde que o antigo 1.8 foi descontinuado, o 1.0 passa a equipar o sedã pela primeira vez desde o seu lançamento, em 2018. Neste caso, são até 75 cv e 10,7 kgfm, sempre com câmbio manual de cinco marchas. A promessa é de um consumo de 14 km/l na cidade com gasolina.
Com o motor 1.0, de acordo com a Fiat, o 0 a 100 km/h é feito em 15,3 segundos na versão mais completa, com gasolina. O consumo, também com gasolina, fica em 14 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada.
Versões e o que muda no visual Cronos 2023
Diferentemente do Argo, que adotou um novo para-choque e uma grade totalmente resenhada, o Cronos foi mais contido nas mudanças. No sedã, a grade passa a ter novo arranjo interno, com trama em colmeia e dois frisos horizontais, e há novos desenhos para as rodas e calotas de todas as versões. Nada muda na traseira.
Por dentro, o volante é o mesmo da Toro 2023 e os bancos ganham um novo revestimento marrom como opcional na versão topo de linha. Por falar nas versões, que passaram de duas na linha 2022 para cinco na 2023, conheça os preços e o conteúdo de cada uma delas. Vale dizer que o modelo ficou cerca de R$ 10.000 mais barato, já que, na linha 2022, ele partia de R$ 84.590 com motor 1.3.
- Cronos 1.0 – R$ 74.790
- Cronos 1.0 Drive – R$ 78.490
- Cronos 1.3 Drive manual – R$ 84.490
- Cronos 1.3 Drive CVT – R$ 88.790
- Cronos 1.3 Precision CVT – R$ 93.490
Cronos 1.0 – R$ 74.790
Ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, alarme, volante com ajuste, rodas de aço de 14 polegadas com calotas, monitoramento da pressão dos pneus, ajuste de altura do banco do motorista e preparação para rádio.
Cronos 1.0 Drive – R$ 78.490
Itens da versão anterior, mais volante multifuncional, portas USB para o banco traseiro, sensores de estacionamento traseiros, vidros traseiros elétricos, assinatura em LED nos faróis, rodas de aço de 15 polegadas com calotas e central multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay,
Cronos 1.3 Drive manual – R$ 84.490
Segue os equipamentos da versão anterior e oferece, como opcional, o pacote visual S-Design – sem especificações de conteúdo e preço.
Cronos 1.3 Drive CVT – R$ 88.790
Itens da versão anterior, mais câmbio automático CVT, controles de estabilidade e tração, piloto automático, modo Sport e assistente de partida em rampa.
Cronos 1.3 Precision CVT – R$ 93.490
Itens da versão anterior, mais rodas de liga leve de 16 polegadas, chave presencial com partida do motor por botão, ar-condicionado automático, câmera de ré, faróis de neblina com função cornering, retrovisores externos elétricos com repetidores laterais de seta e luzes de cortesia, volante revestido de couro, aletas atrás do volante para troca de marcha manual, apoio de braço dianteiro, bancos traseiros bipartidos 60/40 e maçanetas cromadas. Como opcional, há o já citado interior em marrom, sem preço divulgado.