Fiat Cronos 2025 fica até R$ 5.000 mais caro, mas não muda nada
O sedã da Fiat acaba de entrar na linha 2025, sem nenhuma mudança estética ou de equipamentos, porém os preços das quatro versões aumentaram
A Fiat está lançando toda sua gama de carros para a linha 2025. Agora, o escolhido da vez foi o Cronos, que não recebeu nenhuma alteração e segue com quatro variantes disponíveis. Porém, passou por um aumento de preço em todas elas.
O sedã, que agora tem preço inicial de R$ 93.990, e acumulou um bom número de venda nos últimos meses, mesmo não estando em um segmento tão atrativo para o mercado brasileiro.
– Fiat Cronos Drive 1.0: R$ 93.990 (R$ 90.290)
– Fiat Cronos Drive 1.3: R$ 99.990 (R$ 96.990)
– Fiat Cronos Drive 1.3 AT: R$ 102.990 (R$ 97.990)
– Fiat Cronos Precision 1.3 AT: R$ 112.990 (R$ 110.890)
A versão que teve o maior aumento, foi a intermediária, Drive 1.3 AT, que teve incremento de R$ 5.000 no preço final. Já a versão topo de linha encareceu menos, R$ 2.100, chegando a R$ 112.990. O hatch é vendido em quatro versões e dois tipos diferentes de motorização, sendo a mais barata equipada com motor 1.0 Firefly de 75 cv e 10,7 kgfm. As outras três versões utilizam o motor 1.3 de 107 cv e 13,7 kgfm. São os mesmos motores disponíveis no Fiat Argo.
Fiat Cronos Drive 1.0 – R$ 93.990
Diferente do seu primo hatch (Argo), a versão de entrada do Cronos já possui uma gama decente de equipamentos, mas cobra por isso. Custando R$ 3,700 a mais que na linha anterior, o modelo possui de série uma central multimídia de 7 polegadas com conectividade Apple CarPlay e Android Auto. Além disso, há um quadro de instrumentos de 3,5 polegadas, ar-condicionado, vidros elétricos nas 4 portas, direção elétrica, design em led nos faróis dianteiros e mais.
O pacote de segurança também traz airbags duplos e controle de estabilidade e tração, padrão de todo novo carro, auxílio de partida em rampas, sinalização de frenagem de emergência e monitoramento de pressão dos pneus.
A motorização fica por conta do motor 1.0 de 75 cv e 10,7 kgfm, único da linha. O câmbio é manual com 5 marchas. As rodas são de 15” em aço com calota de série.
Fiat Cronos Drive 1.3 – R$ 99.990
A segunda versão mais barata do sedã não traz quase nenhuma novidade, sendo o motor 1.3 de 107 cv e 13,7 kgfm o destaque. Daqui pra frente, todas as versões terão este motor. O câmbio segue manual de 5 marchas.
Os equipamentos são os mesmos da versão anterior e o aumento de preço também, ficando na casa dos R$ 3.700. Esta variante traz a mesma central de infoentretenimento de 7”, painel de instrumentos de 3,5”, ar-condicionado e rodas de 15” em aço com calotas.
Não há muitas novidades. Além disso, agora esta é a última versão disponível abaixo dos R$ 100.000.
Fiat Cronos Drive 1.3 AT – R$ 102.990
Agora, chegamos a primeira versão com câmbio manual do Fiat Cronos. O modelo mantém o motor 1.3 de 107 cv, mas adiciona uma transmissão CVT com sete marchas simuladas e modo Sport. Porém, é a que sofreu o maior aumento: R$ 5.000. Na linha 2024, a Fiat cobrava R$ 97.990 para estta versão.
As novidades praticamente se encerram por aí. Há apenas a adição do controle de cruzeiro no sistema. O restante dos equipamentos são os mesmo oferecidos nas versões anteriores.
Fiat Cronos Precision 1.3 AT – R$ 112.990
Por aqui temos um crescimento maior na lista de equipamentos, por se tratar da versão topo de linha do sedã. A variante Precision traz acendimento automático dos faróis, apoio de braço para o motorista, ar-condicionado automáticos e bancos revestidos com imitação de couro.
Há ainda câmera de ré, faróis de neblina, frisos, maçanetas e para-choques com detalhes em cromado, chave presencial com partida por botão e retrovisores elétricos. Um grande aumento na gama de ferramentas do carro.
O motor segue sendo o 1.3 de 107 cv e 13,7 kgfm de torque, acoplado a um câmbio CVT que simula 7 marchas. A versão topo partes dos R$ 112.990 sem nenhuma adição de opcionais, ficando R$ 2.100 mais cara em relação a linha 2024.
Teste Quatro Rodas – Fiat Cronos Drive 1.3 CVT
Aceleração
0 a 100 km/h: 13,7 s
0 a 1.000 m: 35,2 s – 149,5 km/h
Velocidade máxima: 170 km/h (dado de fábrica)
Retomadas
D 40 a 80 km/h: 5,7 s
D 60 a 100 km/h: 7,5 s
D 80 a 120 km/h: 10,5 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0: 13,5/23,8/52,9 m
Consumo
Urbano:13 km/l
Rodoviário: 17,1 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx.: 42,7/70,5 dBA
80/120 km/h: 63/69,9 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 98 km/h
Rotação do motor a 100 km/h: 2.100 rpm
Volante: 2,7 voltas
Seu Bolso
Preço básico: R$ 103.980
Garantia: 3 anos
Condições de teste: alt. 660 m; temp., 23 °C; umid. relat., 57,5%; press., 1.013 kPa. Realizado no Campo de Provas da ZF