Enquanto os brasileiros tem o branco como a cor favorita para carros novos, o consumidor europeu aposta no cinza. Mas a Fiat quer mudar isso e anunciou que não fabricará mais carros cinzas daqui em diante.
A decisão, segundo a fabricante, foi tomada para realçar a importâncias das cores na vida, à moda italiana.
Se trata, claro, de uma estratégia de marketing. Na reformulação promovida pela Stellantis em suas várias marcas, a Fiat, na Europa, quer ser vista de maneira mais estilosa, evocando uma percepção de jovialidade e positividade em seus veículos.
A ideia é promover uma “nova doce vida”, como o marketing vem chamando essa identidade. As cores, daqui em diante, devem ser inspiradas em detalhes da costa italiana, com tons quentes que remetem ao mar, sol e à terra. “Queremos inspirar as pessoas a viverem com positividade e otimismo”, disse o CEO da fabricante, Olivier François.
A Fiat do Brasil, entretanto, reforça que essa estratégia é exclusiva dos europeus, e a cor cinza continuará oferecida normalmente no mercado nacional.
Mas a aplicação parece ter sido efetiva: em consulta ao site da Fiat da Itália, QUATRO RODAS constatou que os tons de cinza, de fato, já não são oferecidos na configuração dos diferentes carros à venda.