Fiat Grande Panda se inspira no C3 e será o sucessor do Argo no Brasil
Primeiro de uma série de novos modelos da Fiat, Grande Panda deve chegar ao Brasil até 2026, talvez com algumas mudanças
Já faz algum tempo que a Fiat vem planejando uma completa renovação em seu portfólio. O primeiro deles, e já confirmado, será um compacto, que substituirá o Panda na Europa e servirá de inspiração para o sucessor do Argo no Brasil. Depois de muito suspense, finalmente temos as primeiras imagens do modelo, batizado, não por acaso, de novo Fiat Grande Panda.
O novo modelo tem como objetivo óbvio se diferenciar do Panda da geração anterior, que será produzido com motores a combustão até 2026. O Grande Panda é quase uma ressurreição do Grande Punto de 2005, que também conviveu com seu antecessor.
Este é primeiro modelo da Fiat de uma nova família que será formada até 2027, como parte de um plano geral do Grupo Stellantis, que pretende anunciar um novo carro desta linha a cada ano.
O Grande Panda foi desenvolvido para mercados globais e será montado na plataforma STLA Smart, que, por sua vez, é uma evolução da CMP, que atualmente serve como base de modelos como Citroën C3, C3 Aircross e do futuro SUV cupê Basalt. Esta plataforma suporta diferentes tipos de motorização, incluindo elétrico, e dará origem a SUV, SUV cupê e até a uma picape.
No lançamento, o Grande Panda estará disponível apenas com motorizações híbridas e elétricas. No entanto, com a diversa capacidade da arquitetura STLA Smart, a Fiat pode desenvolver veículos que atendam a necessidade individual de cada mercado global, incluindo o Brasil.
Visual e projeção de mercado
O Fiat Grande Panda foi desenvolvido na Itália, mais especificamente no Centro Stile de Turim. O modelo pertence ao segmento B, o mesmo do nosso Fiat Argo e do Citroën C3 europeu. Portanto, é bem provável que o novo Panda assuma seus lugares em seus respectivos mercados.
No Brasil, a expectativa é que o modelo utilize os mesmo motores Firefly 1.0 e 1.3 do Argo, além de uma opção turbo com sistema micro-híbrido. Na Europa, o modelo terá uma versão elétrica e uma micro-híbrida, ambas já disponíveis no C3.
O design do novo Panda pode, no primeiro olhar, causar alguma estranheza, talvez por seu estilo quadradão, que o torna mais robusto, e jogo de luzes um tanto quanto exótico – e que dá a ele um visual de carro-conceito, mesmo tratando-se da versão final.
A dianteira se destaca exatamente pelos faróis, que trazem luzes diurnas dispostas em “X” e interligados por uma barra preta. Além disso, há apenas uma grade na parte inferior do pára-choque. Toda a temática é feita com base em quadrados e elementos que parecem se “desmanchar”, com reduções suaves de tamanho.
De perfil, o Grande Panda traz uma homenagem ao clássico Fiat Panda 4×4 (abaixo), com a inscrição “PANDA” na superfície das portas. Fora isso, há apenas caixas de rodas pretas e molduras também pretas nos vidros. As rodas são de 17 polegadas com corte diamantado.
Ainda com elementos do clássico Panda 4×4, a traseira traz inspirações nas lanternas, mais quadradas, verticais e posicionadas nas extremidades. Há também a inscrição “FIAT” na carroceria e ainda o nome “Panda” escrito em relevo.
Ainda não se sabe quando e a quanto o Fiat Grande Panda chegará no mercado. A Fiat divulgou apenas uma informação vaga, que ele “será lançado primeiro na Europa, Oriente Médio e na África”. Provavelmente, só teremos mais informações do carros no aniversário de 125 anos da Fiat, que ocorre no próximo dia 11 julho.