A revelação das primeiras imagens do Fiat Grande Panda causou um certo alvoroço e, apesar do hatch ser o substituto do Argo no Brasil, seu nome e história estão fortemente ligados ao nosso antigo Uno. E com as novas fotos de uma versão com aspecto de carro básico rodando sem camuflagem, essa ligação fica ainda mais nítida.
Rodas de ferro e sem calota, superfícies em plástico preto e sem pintura, teto sem bagageiro e para-choques mais simples, são os principais elementos que nos fazem lembrar do Uno. Além disso, as formas mais quadradas são uma característica presente nos dois, isso porque o hatch vendido por aqui entre 1984 e 2021 sempre teve alguma relação técnica e de estilo com o Panda europeu.
Apesar da simplicidade, a cor vermelha indica que o modelo é um protótipo da série especial RED. Ela foi desenvolvida em parceria com a entidade de mesmo nome, que atua combatendo problemas de saúde em todo mundo. Presente também em outros modelos, a RED recebe doações por cada unidade da série vendida.
Diferente da parte externa, que já teve imagens oficiais divulgadas, o interior só conhecemos através de vazamentos. O perfil do Instagram au_Tospotter conseguiu flagrar a cabine do Grande Panda, que se destaca pelo seu visual igualmente quadrado e pelas telas integradas fixadas no painel.
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A apresentação oficial do Fiat Grande Panda só acontecerá no dia 11 de julho. Por hora, não há muitas informações sobre o futuro modelo, mas podemos adiantar que ele usará a plataforma STLA Smart, uma evolução da CMP dos Citröen C3 e C3 Aircross. Essa arquitetura, além dos motores a combustão, também é compatível com trens de força híbridos e elétricos.
No Brasil, a expectativa é que o modelo utilize os mesmo motores Firefly 1.0 e 1.3 do Argo, além de uma opção turbo com sistema micro-híbrido. Na Europa, o modelo terá uma versão elétrica e uma micro-híbrida, ambas já encontradas no C3.
O Grande Panda é só o primeiro de uma nova família de modelos, que terão a missão de substituir os carros atuais da Fiat, bem como unificar as linhas da Europa e do Brasil. Entre as novidades teremos também um SUV compacto, um SUV cupê e até uma picape, que provavelmente substituirão o Pulse, Fastback e Strada, respectivamente.
A nova família será apresentada gradualmente até o ano de 2027. A expectativa é que o Grande Panda comece a ser produzido no Brasil em 2026, quando substituirá, de uma só vez, não apenas o Argo, como também o Mobi.