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Fiat Mobi recebe uma estrela em teste de impacto

Hatch foi mal avaliado nos ensaios de colisão frontal e lateral. Proteção para crianças ganhou duas estrelas

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 1 ago 2017, 15h49 - Publicado em 1 ago 2017, 15h10
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  • A integridade do habitáculo no teste de impacto frontal foi avaliada como adequada (Latin NCAP/)
    Fiat Mobi Latin NCAP
    A integridade do habitáculo no teste de impacto frontal foi avaliada como adequada (Latin NCAP)

    O Latin NCAP divulgou nesta terça-feira, 1º de agosto, uma nova rodada de testes de impacto com modelos vendidos na América Latina. Desta vez, os modelos analisados foram a minivan Chevrolet N300, Kia Rio Sedan e Fiat Mobi.

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    O hatch é o único do trio vendido no Brasil, e obteve uma estrela na proteção para adultos e duas para crianças. O modelo também participou do teste de longa duração de QUATRO RODAS, apesar de quase ter se desmontado antes da hora.

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    Fiat Mobi Latin NCAP
    O desempenho do Mobi no impacto lateral foi considerado ruim (Latin NCAP/Divulgação)

    A avaliação do NCAP declarou como “boa” a proteção para a cabeça e pescoço dos passageiros dianteiros, mas o peito e joelhos do motorista receberam proteção “marginal”.

    No impacto lateral a proteção para o peito do motorista foi considerada “pobre”, e a parte superior da porta traseira se abriu no impacto.

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    Chevrolet N300 Latin NCAP
    Van de origem chinesa da Chevrolet teve um desempenho péssimo no teste de impacto frontal (Latin NCAP/Divulgação)

    De origem chinesa e sem airbags, o Chevrolet N300 zerou na proteção para adultos e ganhou uma estrela para crianças. Já o Kia Rio Sedan levou duas estrelas nas duas categorias, mesmo estando equipado com apenas um airbag e não contar com ESC e ABS.

    Kia Rio Sedan Latin NCAP
    O Kia Rio Sedan teve o desempenho menos pior da última rodada de testes do Latin NCAP (Latin NCAP/Divulgação)

    Em nota, Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP, afirmou que “os governos latino-americanos estão, ainda hoje, mais de 20 anos retrasados quanto às regulamentações europeias e estadunidenses a respeito da segurança dos veículos”, e o “lobby da indústria para adiar ou bloquear as regulações.”

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    Na rodada anterior, o Chevrolet Onix foi avaliado com nenhuma estrela.

    No Brasil a exigência de ESC será obrigatória para carros novos (que não sejam novos modelos ou reestilizações) a partir de 2020 e, para todos os automóveis vendidos no país, em 2022.

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    Associações como a Proteste, no entanto, pediam que a obrigatoriedade fosse antecipada para o segundo semestre deste ano.

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    Após o teste, a FCA divulgou um posicionamento sobre o desempenho do Mobi:

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    “A Fiat Chrysler Automóveis informa que seus veículos comercializados no Brasil atendem todas as normas técnicas vigentes de segurança. Salienta, ainda, que apoia toda e qualquer iniciativa que sinalize trânsito e veículos mais seguros, a exemplo do primeiro automóvel brasileiro equipado com air bag  e do primeiro modelo 1.0 dotado de freios ABS, ambos produzidos e comercializados pela empresa.”

    Veja como foi o teste do Fiat Mobi:

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