Fiat Multipla ganha V8 de Corvette e passa dos 1200 cv, mas continua feio
Youtubers transformam o "patinho feio" da Fiat em um modelo verdadeiramente esportivo, com direito a V8, asa traseira gigante e escapamento quádruplo
O Fiat Multipla sempre chamou a atenção, mas não por bons motivos. Seu design estranho, por muitas vezes, já foi considerado o mais feio da história. E juntando com o fato do modelo ser um monovolume familiar, não tornando-o muito atrativo por natureza, foi o suficiente para eternizá-lo como o maior “patinho feio” da indústria automotiva.
Para tentar mudar um pouco essa fama, os youtubers do canal francês Vilebrequin resolveram modificar um Multipla. Já posso adiantar que eles não conseguiram deixar o carro bonito, já que não são santos milagreiros. Mas conseguiram deixá-lo mais interessante.
Na mão dos franceses, o Multipla deixou de ser um monovolume sem graça e se transformou em um feroz corredor. Os franceses trocaram o quatro cilindros 1.6 de 103 cv por um imponente V8 6.2 de um Chevrolet Corvette C7 Z06, junto com a transmissão automática de dupla embreagem padrão do esportivo. Se não bastasse um novo motor, a dupla ainda modificou a unidade para que desenvolvesse 1.294 cv, quase doze vezes mais do que o motor original.
Não foi apenas sob o capô que houve mudanças, sobre ele também. Na parte de fora da tampa, foi instalada uma pequena asa para melhorar a aerodinâmica. O Multipla recebeu ainda um kit de carroceria mais largo e esportivo, divisor e difusor dianteiro, além de uma bela pintura esportiva em vermelho, branco e preto.
A traseira traz mais surpresas. Há uma grande asa fixa e uma saída de escape quádrupla colocada bem no meio do porta-malas. Para completar as mudanças, o Multipla ganhou freios reforçados, novas rodas, pneus Michelin extra largos, chassi reforçado e suspensão coilover.
Na cabine, o Multipla perdeu tudo aquilo que tinha de bom. De seis, agora tem apenas dois lugares, que trocaram os bancos comuns por esportivos fortemente reforçados, com direito a cinto de seis pontas. Toda a estrutura também ganhou uma gaiola de segurança e o volante comum foi trocado por um GT de competição, afinal, agora ele é um carro de corrida.
Infelizmente não temos números de desempenho do Fiat Multipla esportivo, mas pela reação dos pilotos no durante as voltas no circuito de Magny-Cours, na França, deu pra perceber que as mudanças tiveram um resultado bem divertido. Se beleza não era seu forte, pelo menos agora ele compensa com desempenho e um ótimo ronco de Corvette.