Fiat Strada será exportada do Brasil para a África; confira os países
Veículo mais vendido do Brasil há anos, picape terá produção ampliada em Betim (MG) para atender países da África e até o Oriente Médio
Depois de ser vista rodando por Portugal, a líder de vendas do mercado brasileiro desde 2021, Fiat Strada, vai desembarcar em novos mercados da África ainda em novembro.
A Strada é um projeto totalmente brasileiro e foi lançada há 25 anos, sempre estando presente entre as principais picapes compactas do Brasil. Apenas neste ano, mais de 90.000 unidades da picape já foram vendidas, colocando-a como líder isolada não só do seu segmento, como entre todos os carros e comerciais leves.
A exportação da Strada não é nenhuma novidade para a Fiat. O modelo está presente em outros mercados da América do Sul, como Uruguai, Paraguai e Argentina. Também já chegou a marcar presença fora do continente em sua geração anterior em países como África do Sul, Grécia, Portugal, Turquia e Alemanha.
Agora, a picape estará presente em mais oito mercados do continente africano, são eles: Nigéria, Costa do Marfim, Camarões, Cabo Verde, Guiné-Conacri, Madagascar, Ruanda e Gana. No comunicado divulgado, a Stellantis também afirma que a Strada também chegará ao Oriente Médio, porém ainda não divulgou os países em que a picape estará disponível.
Configuração Atual
A Fiat Strada passou por diversas modificações e renovações ao longo de sua história. A mais recente, em 2020, trouxe uma nova cara para a caminhonete e foi totalmente inspirada em sua irmã mais maior, a Toro.
Além da última atualização em 2020, neste ano a picape já passou por algumas alterações estéticas e mecânicas, tendo como destaque a introdução do novo motor T200 1.0 turbo na caminhonete, se tornando a primeira picape 1.0 turbo do mundo.
Por aqui, o modelo é oferecido em 7 versões e duas motorizações diferentes. As variantes são: Endurance, Freedom CS, Freedom CD, Volcano MT, Volcano CVT, Ranch e Ultra. Apenas a Ranch e a Ultra estão equipadas com motor 1.0 turbo de 130 cv, sempre com câmbio CVT. Todas as outras utilizam o motor 1.3 aspirado de até 107 cv podendo ter transmissão manual de cinco marchas ou CVT.
Por aqui as configurações são essas, mas não há confirmação de qual será a mecânica exportada para os países africanos.