Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Fim da linha: Dodge Viper terá produção encerrada em 31 de agosto

Esportivo mais superlativo dos Estados Unidos se despedirá após 25 anos

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
14 jul 2017, 21h32
  • Seguir materia Seguindo materia
  • srt_viper_3
    A última geração do Dodge Viper foi lançada em 2012 e foi acertada pela Ferrari (Divulgação/Dodge)

    Um minuto de silêncio, por favor. O Dodge Viper, carro que melhor retrata a face exótica dos esportivos norte-americanos, terá sua produção encerrada em 31 de agosto.

    O clima de despedida paira sobre a fábrica na Conner Avenue, em Detroit, há um ano, quando a Dodge confirmou o fim do superesportivo. Na época, lançaram cinco séries especiais limitadas, homenageando as principais versões do Viper.

    Elas foram vendidas em poucas poucas horas.

    Continua após a publicidade
    2015 Dodge Viper GTC painted in “1 of 1” custom matte finish
    O esportivo nunca abriu mão do enorme motor V10 adaptado de um caminhão (Divulgação/Dodge)

    Foi apenas um lapso. Na verdade, esta quarta geração do Viper enfrentou problemas com baixas vendas desde 2012.

    Em 2010, a Fiat assumiu o Grupo Chysler e tirou o Viper do mercado para que a Ferrari fizesse melhorias técnicas e mecânicas. A principal delas foi a instalação de um controle de estabilidade. 

    Continua após a publicidade
    autowp.ru_dodge_viper_rt_10_32
    Primeira geração do Dodge Viper, lançada em 1992 (Divulgação/Dodge)

    Mas o Dodge Viper não perdeu seu lado chucro. Apenas ficou sem muitos argumentos para justificar o preço bem acima dos Chevrolet Corvette e até do Dodge Challenger Hellcat.

    dodge_viper_srt10_coupe_26
    Terceira geração chegou em 2003 (Divulgação/Dodge)

    O que jogava a seu favor era o enorme motor Pushrod V10 8.4L aspirado – que um dia foi usado em caminhões – com pujantes 654 cv e 83 mkgf de torque, sempre com câmbio manual Tremec de seis marchas.

    É daqueles conjuntos para os que não ligam para emissões, consumo ou tendências de mercado como o downsizing.

    2016 Dodge Viper ACR
    O Dodge Viper ACR é a versão de pista e chega aos 100 km/h em 3,6 s (Divulgação/Dodge)

    Até 31 de agosto, o Viper será o carro com maior motor em produção no mundo. E sua produção não poderia ir muito além disso: a partir de 2018 airbags laterais serão obrigatórios nos carros vendidos nos Estados Unidos.

    2013-SRT-Viper-engine-2
    Por enquanto, este V10 8.4 é o maior motor em um carro de produção (Divulgação/Dodge)

    Para instalar o equipamento em um Viper a Fiat teria que investir muito dinheiro em alterações no projeto. As baixas vendas não justificariam. 

    Continua após a publicidade
    srt_viper_1
    As cinco séries especiais: 1:28 Edition ACR, GTS-R Commemorative Edition ACR, Voodoo II Edition ACR, Snakeskin Edition GTC, Dodge Dealer Edition ACR (Divulgação/Dodge)

    Este é o último Viper dos tempos em que mais realmente era mais. Não se fala em uma nova geração, até mesmo porque a FCA tem problemas maiores para lidar neste momento, como a falta de motores menores e eficientes para seus carros generalistas. O certo é que uma futura nova geração será completamente diferente da víbora que conhecemos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.