Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ford anuncia dois novos SUVs elétricos com plataforma da Volkswagen

Depois de fazer a Amarok baseada na Ranger, Volkswagen emprestará plataforma MEB do ID.4 e ID.5 para para Ford lançar SUVs elétricos

Por João Vitor Ferreira
16 dez 2022, 19h37
Novo SUV crossover médio da Ford
 (Divulgação/Ford)
Continua após publicidade

‘Uma mão lava a outra’, esse é o lema da atual relação da Ford com a Volkswagen. Depois dos americanos ‘dividirem’ o projeto da Ford Ranger para servir de base para a nova Volkswagen Amarok, chegou a hora da fabricante alemã dar uma ‘mãozinha’ para a colega.

Para aumentar sua gama de elétricos na Europa, a Ford usará a plataforma MEB, usada pela família ID da Volkswagen. Como fruto disso, a montadora está projetando dois novos SUVs elétricos: um “crossover médio” e outro com pegada esportiva. O acordo entre as montadoras permite à Ford fabricar até 1,2 milhão de veículos com a plataforma da rival em um prazo de seis anos.

Até agora, pudemos ver apenas parte da silhueta dos modelos em uma imagem promocional que a Ford divulgou, que além dos estreantes, também mostra novas versões do SUV Puma e do Mustang March-E, além da linha dos novos utilitários Transit, Tourneo e e-Transit, todos elétricos.

Novos modelos totalmente elétricos da Ford
(Divulgação/Ford)

Na escala hierárquica, o Puma elétrico estaria mais abaixo, logo atrás do novo SUV médio. Na sequência viria o novo crossover esportivo e no topo o Mustang Mach-E. 

Continua após a publicidade

Os novos modelos serão fabricados na fábrica de Colônia, na Alemanha, substituindo o Fiesta na linha de montagem. A planta receberá um investimento de 1,5 bilhões de libras (cerca de 9,6 bilhões de reais) e passará a ser exclusivamente usada para montar veículos elétricos.

A arquitetura MEB pode receber baterias de até 77 kWh e já está confirmado que o SUV médio terá cerca de 500 km de alcance, provavelmente, no ciclo WLTP – como o VW ID.4. O novo modelo poderá ter tração traseira ou integral, podendo variar entre os 145 cv e 295 cv, e os faróis têm assinaturas finas em forma de ‘L’ invertido. Já seu design é mais quadrado e robusto se comparado ao ID.4, que deverá servir como base do projeto.

Continua após a publicidade

No caso do crossover esportivo, não seria estranho se estivesse alinhado com o ID.5 GTX, que tem 299 cv, mas nenhuma característica foi confirmada oficialmente até o momento. Seus faróis têm assinatura mais arredondada, que lembra o símbolo de parênteses e seu visual segue a pegada ‘parruda’ do SUV médio.

Volkswagen Amarok
Nova Amarok também é fruto da parceria entre Ford e Volkswagen e foi feita baseada na Ranger (Divulgação/Volkswagen)

Aliás, a Ford garante que, em questão de design e dirigibilidade, seus modelos serão bem originais e distantes dos ‘irmãos’ da Volkswagen. “Deixe-me garantir a você, esses produtos terão absolutamente a aparência e a dirigibilidade dos Fords”, disse Stuart Rowley, chefe da Ford Europa.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Os dois modelos serão apresentados em breve. O crossover médio será apresentado ainda esse ano e as vendas começarão em 2023, enquanto o esportivo deve dar as caras só em 2024, assim como a nova linha de utilitários.

Ford Puma
Ford Puma será totalmente elétrico (Divulgação/Ford)

Sobre a outra novidade, o Puma elétrico, também pouco foi mostrado. A única coisa que sabemos é que ele será fabricado na Romênia, substituindo o EcoSport, que será descontinuado em breve na Europa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.