Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ford e Mahindra desistem de formar joint-venture na Índia

Ford assumiria operações da Mahindra e marcas poderiam trabalhar em cooperação para desenvolver novos produtos juntas

Por Igor Macario
Atualizado em 14 Maio 2021, 18h14 - Publicado em 4 jan 2021, 17h38
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ford Figo Aspire
    Figo Aspire vendido na Índia (uma versão do nosso Ka sedã com traseira encurtada) (Divulgação/Ford)

    Desde 2019 Ford e Mahindra (lembra dela?) vinham costurando uma parceria para que a gigante americana assumisse o controle das operações da Mahindra na Índia. Além das questões legais, as duas marcas cooperariam no desenvolvimento de veículos específicos para o mercado indiano e outros países emergentes. Os novos modelos seriam lançados com ambos os emblemas.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 6,90

    A Mahindra teria o controle acionário da joint-venture, enquanto a Ford transferiria a ela a maior parte de suas operações na Índia, incluindo duas fábricas da Ford, uma em Chennai, outra em Sanand.

    mahindra
    (Mahindra/Divulgação)

    A joint-venture começaria a operar justamente em meados de 2020, mas as duas empresas resolveram não completar a transação. Obviamente, uma das principais razões foi a pandemia do novo coronavírus, que fez ambas revisarem seus balanços financeiros e objetivos fiscais nos últimos 15 meses.

    Com isso, a Ford mantém controle total sobre suas operações indianas, que não são nada pequenas, por sinal. Ainda assim, a Ford afirma estar reavaliando todas as suas operações ao redor do mundo, incluindo a Índia.

    A Ford ainda decidirá o que poderá mudar nas operações indianas, mas afirma que o país está no plano global de desenvolver carros de alta qualidade, valor agregado e conectados, além de cada vez mais eletrificados.

    SUV Ford Mahindra
    (Ford/Reprodução)

    A princípio, a desistência de seguir a joint-venture não afeta o desenvolvimento de novos SUVs exclusivos para o mercado indiano. Entre eles está o substituto do EcoSport fabricado por lá.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Continua após a publicidade
    Capa Quatro Rodas 740
    v (arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.