Ford F-150 é o carro de perseguição mais rápido da polícia americana
Nova picape F-150 Police Responder conta com cambio especial ajustado para dar mais velocidade para a viatura de perseguições
A Ford anunciou seu mais novo veículo policial, trata-se da F-150 Police Responder 2021. Ela é a única picape homologada como veículo de perseguição, além de ter sido feita sob medida atendendo aos feedbacks da polícia americana.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
Feita para perseguições, a picape tinha que ser rápida e foi o que a Ford fez. A Police Responder tem velocidade máxima de 193 km/h, fazendo dela viatura de perseguições mais rápida dos Estados Unidos. Em testes feitos pela polícia de Los Angeles e do estado de Michigan, a picape fez de 0 a 100km/h em 5,4 segundos – um segundo a menos do que o modelo comercial.
A plataforma utilizada é a novíssima F-150 SuperCrew 2021 e a motorização é exatamente a mesma da versão que qualquer americano pode comprar. Com um motor 3.5 Ecoboost, com dois turbos gêmeos, a Police Responder tem 405 cv de potência e 70 kgfm de torque.
Mas o segredo para sua velocidade está na transmissão. Para atender às necessidades de um carro de perseguição, a picape tem uma caixa de câmbio de 10 velocidades, especialmente ajustada para aumentar o torque, com isso fazendo com que ela alcance velocidades maiores do que a versão comercial.
A nova caixa de câmbio, junto com a tração 4X4, oferece um novo sistema de ajuste de torque. Feito de maneira automática e constante, esse sistema conta com 4 modos de ajuste de torque, possibilitando uma aceleração mais rápida em qualquer terreno.
Com a alta velocidade, seria difícil fazer curvas mais fechadas. Mas os ajustes feitos na caixa de câmbio permitem que essas manobras sejam realizadas com maior facilidade.
Para ser eficiente no asfalto e na terra, a Police Responder vem equipada com pneus todo-terreno Wrangler Enforcer da Goodyear. Com eles, a F-150 se torna o primeiro e único veículo de perseguição equipado com um pneu desse tipo, desenvolvido para suportar altas velocidades sem sacrificar a capacidade off-road.
Um dos pedidos da polícia atendido pela Ford foi em relação ao transporte de carga. A Police Responder conta com uma capacidade de reboque padrão de mais de 3.000 kg, que pode ser aumentada para até 5080 kg. Somado a isso, ela ainda tem capacidade de carga de mais de 900 kg.
Ela também conta com o Trailer Town Package, um pacote de tecnologia que adiciona à picape uma câmera de 360 graus que dá uma visão completa do entorno. Além disso, o pacote também conta com o Pro Trailer Backup, um sistema em que girando apenas um botão no painel, você controla para onde o reboque vai, enquanto sistema toma conta da da direção.
Outras inovações tecnológicas estão na parte de segurança. Com o novo Police Engine, o policial pode sair do veículo e retirar a chave do contato sem desligar o motor. Isso permite que todo o sistema de luzes e rádio continue funcionando, mas impede que o veículo entre em movimento sem que uma chave autorizada esteja por perto, diminuindo o risco de roubo.
Na parte de conectividade, o SYNC 4 vem como padrão de fábrica. Utilizando uma tela de 8 polegadas no painel central com um modem embutido. Essa tecnologia utiliza a navegação em nuvem para fazer atualizações dos softwares de maneira remota, dessa forma, evitando serviços de manutenção não planejados.
Como todo veículo Ford, a Police Responder também conta com o Ford Telematics. Usando a mesma tecnologia wireless, esse sistema fornece acesso à telemática Ford disponível, que pode ajudar a melhorar o tempo de atividade do veículo, otimizar os custos de operação, manter o veículo protegido e até economizar combustível.
Para fechar a lista de equipamentos, a picape conta com aviso sonoro de ré, detecção frontal de pedestres e objetos com frenagem automática (pode ser desligado através de um interruptor) e alerta de ponto cego.
A F-150 Police Responder já está disponível para ser encomendada pelos estados americanos. Sua produção será feita na fábrica da Ford em Kansas City, no Missouri e tem previsão de entrega para o fim do ano.