A Ford quer provar com a F-150 Lightning que a eletrificação não precisa se limitar aos carros de passeio e apresentou uma configuração voltada ao trabalho da picape elétrica, batizada de Lightning Pro.
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Para assumir a proposta comercial e chegar por preços menores, o modelo precisou passar por algumas simplificações. Mesmo assim, ela parte de 40.000 dólares e pode chegar aos 50.000 dólares.
A aparência é o que mais muda na F-150 Lightning Pro em comparação com as versões mais caras e destinadas a passeio. Na dianteira, o para-choque passa a ser todo em plástico preto, sem pintura, mesmo aspecto da grade superior, que perde a textura em formato de triângulos. Outra baixa está na barra de LED que une os faróis, no topo da grade. Por falar nos faróis, eles seguem iluminados por LEDs, como nas demais versões.
Na traseira o para-choque também deixa de ser pintado na cor do carro e, assim como os faróis, as lanternas permanecem intactas – ao menos nas peças que não estão na tampa traseira. A Ford não divulgou imagens da picape com a tampa fechada para sabermos se a peça foi simplificada. De lado, retrovisores e maçanetas passam a ser em plástico sem pintura, e as rodas são menores e com desenho mais despojado.
Alguns itens ficam pelo caminho, mas isso não quer dizer que o modelo comercial seja depenado. De série, há quadro de instrumentos digital, central multimídia com Android Auto, Apple Carplay e tela de 12 polegadas horizontal (enquanto as versões mais caras têm uma enorme tela vertical) e internet 4G embarcada. O acabamento da cabine é claramente mais simples.
Motores e capacidade de carga
Na configuração mais “barata”, de 39.974 dólares, a picape é equipada com um motor elétrico de 432 cv e 107,2 kgfm, autonomia de até 370 km no ciclo americano EPA e pode levar até 907 kg de carga e 2,2 toneladas de reboque. Com um opcional chamado de Max Trailer Tow, é possível levar até 3,5 toneladas de reboque.
A versão mais cara (de 49.974), por sua vez, chega a 570 cv, os mesmos 107,2 kgfm e 483 km de autonomia. Com o mesmo opcional para aumentar a capacidade de reboque, a configuração pode levar mais de 4,5 toneladas.
Para recarregar a bateria, o tempo varia entre 44 minutos e 14 horas para a versão menos potente, e 41 minutos e 19 horas na mais potente, de acordo com o tipo de estação de recarga utilizada.
Vale destacar que, além da caçamba, a F-150 elétrica também pode levar carga no compartimento que abrigaria o motor na versão a combustão. Debaixo do capô, é possível levar mais 180 kg de carga. No mesmo espaço há quatro tomadas de 120 volts (que permitem ligar equipamentos e ferramentas de trabalho, por exemplo) e duas portas USB.
De acordo com a Ford, a F-150 Lightning Pro passa pelos mesmos testes de durabilidade enfrentados pelos caminhões da série F, com milhões de quilômetros rodados para assegurarem a segurança e durabilidade da bateria do modelo elétrico.