Ford F-150 Lightning ganha versão off-road que é quase uma Raptor
Ford F-150 Lightning Switchgear recebe kit para o off-road pesado e pode antecipar uma versão voltada para o desempenho
Para aqueles que amam a Ford F-150 Raptor, mas não conseguem abrir mão da consciência ecológica, a montadora está cada vez mais próxima de lançar a solução perfeita. O mais novo conceito chama-se F-150 Lightning Switchgear, que como o nome sugere, é a versão elétrica da picape, mas com uma preparação especial para o off-road.
O conceito foi desenvolvido em parceria com a preparadora RTR Vehicles e o piloto de drift, Vaughn Gittin Jr. Na verdade, não se trata de apenas uma picape, mas sim duas: uma com preparação para as ruas e outra para o fora de estrada.
Uma das diferenças entre as duas configurações está na altura. A versão de rua da Switchgear tem uma altura de passeio dianteira de 17,7 cm e traseira de 12,7 cm. Já o modelo off-road é consideravelmente mais alto, com 34,3 cm na frente e 28 cm na atrás.
Outra mudança em relação às duas configurações está na combinação de rodas e pneus. A mais aventureira tem rodas rodas forjadas RTR Tech 6 de 18’’ com anéis beadlock e pneu off-road Nitto Ridge Grappler. A versão para o asfalta é um pouco mais contida, trazendo as mesmas rodas da ‘irmã’, mas com 20’’ e um desenho diferente, envoltas em 305/55 Nitto NT420Vs. O modelo off-road também tem para-choque dianteiro de aço e tiras limitadoras de inclinação na frente e atrás.
De resto, elas recebem as mesmas modificações, como as bitolas mais largas e suspensão com curso maior, que ajudam a melhorar a estabilidade quando se está passando por terrenos mais complicados. Além disso, Switchgear ganha novos amortecedores de desvio interno de três polegadas da Fox, além de novos para-choques para melhorar os ângulos de entrada e saída.
Por falar na suspensão, ela recebe uma configuração independente de triângulo duplo com uma barra estabilizadora e correias limitadoras de inclinação, na dianteira. A conjunto traseiro é semelhante, a única mudança está nos braços semi-arrastantes independente.
A equipe só não mexeu na mecânica da F-150 Lightning, usando como base a configuração das versões mais potentes. São dois motores, um em cada eixo, que geram 580 cv e 107,14 kgfm. Como não houveram muitas explicações, é provável que ela tenha a bateria de 98 kWh, que equipa as configurações de alcance extendido.
Em questão de visual, a picape traz toda aquela extravagância típica de conceitos, mas mantém boa parte do modelo que está à venda nos Estados Unidos. A pintura é feita nas cores da Ford Performance com muitos grafismos e até um desenho de raio. As novidades ficam por conta pára-lamas dianteiros, a tampa do pára-choque e as cabeceiras da caçamba, que substituídos por painéis leves de composto de carbono.
Mas por dentro a história é outra. A Switchgear troca todo o luxo por muita esportividade, trazendo bancos de concha com cintos de seis pontos, tanto para quem vai na frente, como para os três passageiros de trás. Há também uma alavanca de freio de mão alta e vertical, como vemos nos carros de drift e rali.
A primeira aparição pública da F-150 Lightning Switchgear será no dia 25 de janeiro, na corrida off-road King of the Hammers, na Califórnia. Porém, ainda não há previsão para uma versão de produção.