Ford F-150 Lightning: picape elétrica custará menos que uma Hilux nos EUA
Primeira picape elétrica da Ford possui força e energia para todo o tipo de trabalho, mas o comprador precisará desembolsar um dinheiro extra para isso
A queridinha dos americanos agora também está mais amiga do meio ambiente. A Ford revelou os detalhes da nova F-150 Lightning 2022, a versão elétrica do veículo mais vendido dos Estados Unidos.
Para manter o sucesso de vendas, a Ford também aposta em diversos sistemas de conectividade e uma bateria que promete ser útil até quando falta energia.
Dotada de dois motores elétricos, um em cada eixo, a F-150 elétrica garante o maior torque já visto na história da picape. Quando equipada com a bateria de maior capacidade, consegue entregar 107 kgfm e potência de 570 cv. É o que basta para levar a picapona de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos.
Por sinal, há duas opções de bateria: uma padrão, que garante autonomia para cerca de 370 km e outra que eleva o alcance a pouco mais de 480 km. Os valores foram estimados pela Agência Ambiental Americana.
De acordo com a Ford, as baterias podem ser carregadas de 15 a 100% em 41 minutos, utilizando um carregador rápido. Carregando em casa, com carregador de 80A (item padrão da linha), demorará cerca de 8 horas.
O trunfo da Ford F-150 Lightning está na sua capacidade de transferir energia e abastecer sua casa em um momento de necessidade. Se a sua picape estiver carregando e acontecer um blackout, imediatamente o veículo passa a transferir energia para a casa, e retoma o carregamento automaticamente quando a situação normalizar. É ótimo, mas outras F-150 também fazem isso e a funcionalidade foi bem útil durante nevascas no Texas, há alguns meses.
De toda forma, para essa funcionalidade ser possível, é necessário ter o carregador opcional Charge Station Pro e a residência deve estar equipada com um sistema de gerenciamento doméstico. Segundo a Ford, a F-150 é capaz de abastecer uma casa inteira por até três dias, tomando como base o consumo médio diário de uma residência americana.
A transferência não se limita somente às casas. Com o aprimorado Pro Power Onboard (que também existe na versão híbrida da F-150) a Lightning é capaz de distribuir energia para diversos aparelhos através das tomadas de (120V e 240V) localizadas na caçamba, interior e no “Frunk”, porta malas localizado sob o capô.
Falando no Frunk, esse compartimento tem capacidade para 400 litros de volume e 180 kg de bagagem. Ele também tem quatro tomadas de 120V e duas saídas USB.
A diferença nas duas versões das baterias também define a capacidade máxima de reboque. Os modelos equipados com versão padrão possibilitam carregar até 900 kg na caçamba. Unidades com bateria de longa duração e Pacote Máximo de Reboque de Trailer, podem puxar cargas de mais de 4,5 toneladas.
Para lidar com a carga e o peso das baterias, a nova F-150 Lightning tem lataria de alumínio de nível militar e suspensão traseira independente. As baterias são montadas em um exoesqueleto de metal, protegido por uma placa (também de metal) na parte de baixo do chassi.
Além disso, elas ficam dentro de um invólucro à prova d’água revestido por proteção com absorção de impacto. Segundo a Ford, as baterias são capazes de aguentar temperaturas de -40ºC até quase 50ºC. Para evitar o superaquecimento, as baterias são resfriadas por um sistema de resfriamento líquido, o trem de força também possui um formato que auxilia na dispersão de calor.
Dentro da cabine as versões de ponta, Lariat e Platinum, contam com uma central multimídia com tela touchscreen de 15,5’ e sistema SYNC 4A, o mesmo do Mustang Mach-e. Além da integração aos principais serviços como Android Auto, Apple CarPlay e Amazon Alexa, o SYNC 4A também pode se conectar com o celular do condutor, permitindo utilizá-lo como chave, controlar a temperatura e planejar rotas. O sistema também possui controle por voz nativo, navegação por nuvem e um modem que permite navegação Wi-Fi.
A Ford também informou que irá disponibilizar atualizações para o sistema de infoentretenimento, assim evitando possíveis erros e falhas e evitando uma visita até a concessionária. As atualizações poderão ser baixadas por conexão wireless.
Um novo quadro de instrumentos digital está disponível desde a versão mais básica. Localizado atrás do volante, ele tem tela de 12” é totalmente configurável e traz informações relevantes através de gráficos animados.
Outra inovação tecnológica é o auxiliar de direção, BlueCruise. Esse sistema permite que o condutor tire completamente as mãos do volante, deixando o computador assumir o controle da direção, frenagem e aceleração em determinadas vias. Segundo a Ford, serão mais de 160.000 quilômetros de estradas, nos EUA e Canadá, disponíveis para utilizar o BlueCruise.
Para fazer a reserva do sua F-150 Lightning, os americanos estão desembolsando uma quantia de $100 dólares. O preço da versão de entrada é de $39.974 dólares, o equivalente a cerca de 210.000 reais na cotação atual, mais barata que uma Hilux SR turbodiesel cabine dupla, que custa R$ 222.890.
Mas com todos os itens e com a bateria mais poderosa pode chegar aos $90.000 (R$ 475.452). Vale ressaltar que esses preços não incluem os incentivos federais, ou seja, eles podem diminuir quando a picape chegar as lojas em meados de 2022. No Brasil, porém, a tendência é que os preços só aumentem.
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