Ford GT LM é versão de despedida e homenageia vitória em Le Mans
Ford GT LM homenageia vitória 'sanduíche' da Ford sobre a Ferrari na Le Mans de 2016 e tem peça feita com virabrequim do terceiro colocado
A rivalidade entre Ford e Ferrari está entre as mais notáveis do automobilismo. Por isso, cada conquista importante de uma montadora sobre a outra é muito comemorada e homenageada.
O Ford GT Heritage Edition, por exemplo, já homenageou diferentes conquistas, como a de Le Mans e de Daytona em 1966. Agora, eles trazem mais uma edição comemorativa, mas dessa vez fazendo referência à vitória, também em Le Mans, de 2016.
O Ford GT LM, além de celebrar a primeira colocação de Le Mans de 2016, também traz em suas peças decorativas pedaços do GT que fechou o pódio naquele mesmo ano. Na ocasião, a Ferrari ficou em segundo, entre dois Ford GT, o de número 68 em primeiro e o 69 em terceiro. Essa também será marcada como a última versão especial da atual geração do esportivo.
E foi justamente o modelo de número 69 que foi usado para decorar o GT LM. Seu virabrequim foi transformado em pó misturado com a liga metálica usada para fazer os emblemas do painel de todas as 22 unidades que serão produzidas pela Ford.
Por fora, o modelo recebe uma cor cinza metálica e tem diversas outras peças personalizáveis. Para homenagear os campeões de 2016, a Ford disponibiliza as cores azul ou vermelho para decorar o GT LM. Logo, soleiras, divisor dianteiro, difusor traseiro, retrovisores e grades do motor podem ser pintados em uma das duas cores, ou então, manter seu tom de fibra de carbono original.
As exclusivas rodas de 20’’ também podem ser decoradas em vermelho ou azul, porém as pinças de freio da Brembo são sempre pretas. Na traseira, destaca-se o escapamento duplo de titânio impresso em uma impressora 3D.
Por dentro a Ford tomou uma decisão interessante para a decoração. Os bancos têm cores diferentes, com o do motorista podendo ser vermelho ou azul e o do passageiro recebendo um tom de preto.
O revestimento dos assentos é feito em Alcantara e as costuras acompanham a escolha do cliente, assim como a cor do botão de partida. O acabamento do console e outras partes do interior é completo com peças em couro Ebony, fibra de carbono e mais Alcantara.
As novidades ficam apenas na parte estética mesmo. O motor é o mesmo motor V6 3.5 biturbo EcoBoost de 669 cv, que equipa o modelo desde a versão Liquid Carbon de 2020.
O Ford GT LM está limitado em apenas 22 unidades e apenas clientes aprovados poderão encomendar uma delas. A produção terminará até o fim do ano, com as primeiras entregas começando já nos próximos meses.