Demorou, mas a nova geração do Ford Mustang teve todos os seus detalhes mecânicos revelados pela fabricante. O mais animador é que o esportivo está bem mais potente em todas as versões, até nas mais básicas.
O quatro-cilindros 2.3 EcoBoost, com turbo e injeção direta, teve sua potência aumentada de 314 para 319 cv e o torque é de 48 kgfm. É o Mustang com motor de quatro cilindros mais potente da história.
Este também tem a missão de ser mais econômico. Promete fazer 9 km/l na cidade e 14 km/l nas rodovias, melhorando um pouco os números do EcoBoost anterior, que fazia a mesma média na cidade, porém 13 km/l nas rodovias.
A versão de maior sucesso, o Ford Mustang GT, segue com o motor Coyote V8 5.0 mas está 30 cv mais potente: chegou aos 486 cv de potência e 57 kgfm de torque. Desta forma, ele está mais potente que o Mustang Mach 1 vendido no Brasil atualmente. E dá para ir além: um escape de alto desempenho sobe a potência para 492 cv e 58 kgfm.
Quem ocupa o espaço do Mach 1 é o novo Mustang Dark Horse, que adiciona eixos de comando reforçados ao V8 Coyote, permitindo girar a até 7.500 rpm, além de bielas de pistão forjadas e virabrequim balanceado que lida com as pressões do cilindro e maiores velocidades do pistão.
Este é o novo Mustang mais poderoso de todos, com 506 cv e 58 kgfm. Isso, pelo menos, antes da Shelby apresentar suas novas versões preparadas.
O Ford Mustang 2024 terá uma opção manual com seis marchas, que já vem de fábrica no GT e um automático de dez marchas opcional. O Mustanq Dark Horse também tem a opção de dez marchas automática, porém tem como opcional uma caixa de câmbio exclusiva com seis marchas e um resfriador de óleo da transmissão.
O início das vendas está previsto para julho de 2023.