Os últimos meses têm sido difíceis para os fãs dos muscle cars. Enquanto a Dodge revelou a versão de despedida do Challenger, que exige até a assinatura de um termo de responsabilidade, a Chevrolet anunciou que a produção do Camaro não passará de 2023. Ambos serão substituídos por modelos elétricos. Porém, a Ford coloca uma luz no fim do túnel com o Mustang.
Da trinca dos muscle, apenas o Mustang sobreviverá por mais algum tempo equipado com motores a combustão. Prova disso é não apenas a recente nova geração do esportivo, mas também a nova configuração GT3, feita exclusivamente para as pistas. Jim Farley, CEO da Ford, divulgou imagens dos testes do modelo em Sebring, nos Estados Unidos, em seu Twitter (veja abaixo).
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Mustang GT3 test run at Sebring. Holy cow! pic.twitter.com/LWnA9Eop3Y
— Jim Farley (@jimfarley98) March 21, 2023
Além do vídeo, a marca também apresentou imagens do modelo durante os testes. É possível notar uma extensa modificação para que ele seja mais robusto ao mesmo tempo em que fica mais leve. Por isso, há um grande uso de fibra de carbono em praticamente toda a composição da carroceria, com diversas entradas e saídas de ar, que aprimoram a aerodinâmica e a ventilação dos sistemas.
Lanternas e faróis são os originais do Mustang, embora os faróis misturem lâmpadas brancas e amarelas, há um imenso aerofólio na traseira para assegurar o downforce e os escapamentos são laterais, logo abaixo das portas. Não se sabe, porém, se algo mudará até a sua apresentação oficial.
A primeira apresentação do Mustang GT3 será nas 24 Horas de Daytona, em 2024. Depois disso, ele marcará presença em diversas outras competições, como nas 24 Horas de Le Mans, na categoria LMGT3, e no IMSA WeatherTech Sportscar, na categoria GTD/GTD Pro.
Ainda não há qualquer palavra da fabricante, ou da divisão esportiva Ford Performance, sobre a mecânica. Porém, ele deverá ser equipado com o V8 5.0, que passará por alterações para ficar apto às competições. Além dos rumores, outros indícios sobre o uso do motor são os vídeos divulgados pela marca, nos quais é possível ouvir o característico e encorpado ronco do V8.
Por enquanto, o Dark Horse segue como o Mustang equipado com o V8 5.0 produzido em série mais potente da história. Quase como um carro de pista liberado para as ruas, o modelo tem 500 cv acompanhados de um câmbio manual de seis marchas como padrão, embora um automático de dez marchas seja oferecido como opcional.
Mesmo com a concorrência se rendendo à eletrificação, o Mustang seguirá firme por mais algum tempo em sua configuração tradicional. Isso porque o Mustang Mach-E, que está confirmado para o Brasil, já é o responsável da linha esportiva da Ford por fazer parte da onda de elétricos.