O mercado de customização de carros é tão grande nos Estados Unidos que as fabricantes vendem motores novos – e cada vez mais poderosos – que podem ser facilmente instalados em seus carros mais antigos. Geralmente são grandes motores V8. Mas a Ford também quer oferecer um kit para converter seus carros em elétricos.
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A novidade será apresentada oficialmente na edição deste ano do SEMA Show, em novembro, mas a Ford parece não querer guardar segredo. Em seu Twitter, revelou imagens do motor elétrico e seu nome: Eluminator, uma alusão aos motores Aluminator, versões de alta performance dos V8 5.0 e 5.2 Coyote que também são vendidos à parte.
Detalhes e planos da Ford ainda não são claros. A fabricante apenas insinuou tratar-se de uma solução para projetos de restomod elétricos. Também não mencionou baterias, sistemas de gerenciamento térmico ou controladores eletrônicos.
A tease for you: An electric crate motor for your restomod or project.
Continua após a publicidadeWe call it the Eluminator. Available this fall – watch out for more at @SEMASHOW pic.twitter.com/tl4FfskM6X
— Ford Performance (@FordPerformance) August 19, 2021
A expectativa é por algo semelhante ao sistema Connect and Cruise da Chevrolet, um kit que inclui um motor elétrico de 200 cv, bateria de 60 kWh, inversores, conversores e todo o chicote elétrico para fazer tudo funcionar em seus carros antigos.
A própria Ford já ensaiou a criação de duas versões elétricas do Mustang, além do SUV Mustang Mach-E. Um deles é o Mustang Lithium, com motor de 900 cv e 136 kgfm alimentado por um sistema de baterias de 800 V (o dobro da média usada em elétricos atuais), capaz de fornecer 1 MW de potência. O câmbio era manual.
Outro foi o Ford Mustang Cobra Jet 1400, um dragster elétrico com 1.523 cv. O carro foi testado em uma pista de arrancadas e superou o quarto de milha na incrível marca de 8.27 segundos, aos 270 km/h.
Conversão elétrica
Quem estiver com pressa, porém, pode apelar para o conjunto elétrico de 600 cv da Tesla. Quem propõe isso é a empresa norte-americana EV West, que quer dar vida nova a modelos clássicos, como Fords Mustang ou Chevrolet Camaro dos anos 70.
O motor é montado longitudinalmente, justamente onde iria o câmbio original. As baterias são instaladas no lugar do tanque de combustível, e o carro pode manter sua aparência rigorosamente original. O motor elétrico tem cerca de 600 cv e a conversão custa entre US$ 25.000 e US$ 35.000 (entre R$ 150.000 e R$ 200.000) – o preço final ainda não foi definido. O kit inclui ainda, além do motor e baterias, todo o sistema de controle eletrônico e recarga.
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