Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ford prepara kit oficial para converter esportivos em carros elétricos

Motor Eluminator será apresentado no SEMA Show e promete dar nova vida aos antigos muscle cars da Ford

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
23 ago 2021, 11h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Mustang Lithium, um protótipo elétrico com incríveis 900 cv e 136 kgfm
    Mustang Lithium, um protótipo elétrico com incríveis 900 cv e 136 kgfm (Divulgação/Ford)

    O mercado de customização de carros é tão grande nos Estados Unidos que as fabricantes vendem motores novos – e cada vez mais poderosos – que podem ser facilmente instalados em seus carros mais antigos. Geralmente são grandes motores V8. Mas a Ford também quer oferecer um kit para converter seus carros em elétricos.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

    A novidade será apresentada oficialmente na edição deste ano do SEMA Show, em novembro, mas a Ford parece não querer guardar segredo. Em seu Twitter, revelou imagens do motor elétrico e seu nome: Eluminator, uma alusão aos motores Aluminator, versões de alta performance dos V8 5.0 e 5.2 Coyote que também são vendidos à parte.

    Continua após a publicidade
    Projeto do Mustang Lithium
    Projeto do Mustang Lithium (Divulgação/Ford)

    Detalhes e planos da Ford ainda não são claros. A fabricante apenas insinuou tratar-se de uma solução para projetos de restomod elétricos. Também não mencionou baterias, sistemas de gerenciamento térmico ou controladores eletrônicos. 

    Continua após a publicidade

    A expectativa é por algo semelhante ao sistema Connect and Cruise da Chevrolet, um kit que inclui um motor elétrico de 200 cv, bateria de 60 kWh, inversores, conversores e todo o chicote elétrico para fazer tudo funcionar em seus carros antigos.

    A própria Ford já ensaiou a criação de duas versões elétricas do Mustang, além do SUV Mustang Mach-E. Um deles é o Mustang Lithium, com motor de 900 cv e 136 kgfm alimentado por um sistema de baterias de 800 V (o dobro da média usada em elétricos atuais), capaz de fornecer 1 MW de potência. O câmbio era manual.

    Continua após a publicidade
    copbra jet
    Mustang Cobra Jet (Divulgação/Ford)

    Outro foi o Ford Mustang Cobra Jet 1400, um dragster elétrico com 1.523 cv. O carro foi testado em uma pista de arrancadas e superou o quarto de milha na incrível marca de 8.27 segundos, aos 270 km/h.

    Conversão elétrica

    Quem estiver com pressa, porém, pode apelar para o conjunto elétrico de 600 cv da Tesla. Quem propõe isso é a empresa norte-americana EV West, que quer dar vida nova a modelos clássicos, como Fords Mustang ou Chevrolet Camaro dos anos 70.

    Continua após a publicidade

    O motor é montado longitudinalmente, justamente onde iria o câmbio original. As baterias são instaladas no lugar do tanque de combustível, e o carro pode manter sua aparência rigorosamente original. O motor elétrico tem cerca de 600 cv e a conversão custa entre US$ 25.000 e US$ 35.000 (entre R$ 150.000 e R$ 200.000) – o preço final ainda não foi definido. O kit inclui ainda, além do motor e baterias, todo o sistema de controle eletrônico e recarga.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Capa quatro rodas 748 agosto 2021

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.