Ford quer manter seus carros V8 em produção, mesmo que seja a única
Ao menos em 2024, a fabricante afirmou manter o V* em competições como NASCAR, Australian Supercar Series, corridas de arrancada e outras
Em um evento realizado em Charlotte, Carolina do Norte, para marcar o início da temporada de corridas de 2024 da Ford, seu CEO, Jim Farley, reiterou o compromisso da marca em manter o clássico motor V8 5.0 no coração do Mustang. Pode ser a única fabricante dos Estados Unidos a manter um motor V8 em produção.
Para Farley, esse motor é mais do que uma característica, é a essência que permite ao Mustang correr em seis continentes em um único fim de semana.
“Que outro carro no mundo corre em seis continentes num determinado fim de semana? E isso é porque temos um motor V8”, afirmou Farley, destacando a importância da tecnologia “antiga” que continua sendo utilizada até os dias atuais em todo o mundo.
Em 2024, a Ford pretende manter o Mustang ativo em várias competições, incluindo NASCAR, Australian Supercar Series, corridas de arrancada da NHRA e corridas de resistência nas classes GT3 e GT4. Em cada uma dessas modalidade o motor será o V8.
Admitindo que o Mustang enfrenta um cenário de competição em constante evolução, com concorrentes como o Chevrolet Camaro e o Dodge Challenger sendo descontinuados com os motores a combustão, Farley destaca que a presença da Ford no cenário elétrico, com modelos como o F-150 Lightning e o Mustang Mach-E, complementa a posição do muscle.
Enquanto muitos concorrentes exploram caminhos elétricos, Farley reforça a importância do legado do Mustang, prestes a celebrar seu 60º aniversário. “Muitos dos nossos concorrentes foram embora. Eles vieram e se foram. Nós nunca fizemos isso. Sempre estivemos lá com o Mustang”, afirmou Farley, destacando a capacidade de adaptação do Mustang ao longo do tempo, incorporando novidades como o motor EcoBoost e a versão Dark Horse.
Ao finalizar, o CEO enfatiza o papel exclusivo da Ford na fabricação de um carro esportivo V8 acessível em todo o mundo, porém, com as regras de sustentabilidade estabelecidas, ainda não se sabe como será feita a implementação de um novo carro com motor V8 no futuro.