A Ford Ranger é uma das picapes com mais versões disponíveis no país. Até agora, havia sete opções para todos os gostos, desde de quem usa pra trabalho no campo até pra quem só anda com a picape na cidade misturadas entre a oferta de motores 2.2 e 3.2 turbodiesel.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Desde o início da pandemia, duas novas versões chegaram às lojas. Em março de 2020, foi a Ranger Storm, uma XLS mais aventureira e com motor 3.2 e 4×4, e em março de 2021 apresentou a Black, uma XLS mais urbana com motor 2.2 e tração 4×2. Essas duas foram responsáveis por um crescimento de 28% nas vendas de Ranger em 2021 e esse sucesso motivou a Ford a lançar mais uma versão esse ano.
Para tornar o lançamento de uma nova versão em março uma tradição, estreia a Ford Ranger FX4, que combina o motor 3.2 com a tração 4×4 e pacote de equipamentos alinhado com a XLT. Portanto, até é voltada à aventura mas não deixa a sofisticação de lado.
A nova Ranger FX4 tem motor cinco cilindros 3.2 Duratorq, com 200 cv e 47,9 kgfm combinado com o câmbio automático de seis marchas, conjunto que equipa todas as versões a partir da Storm.
O que diferencia a Ranger FX4 são itens de acabamento em preto brilhante, em especial na moldura da grade dianteira que exibe o nome do modelo. Além disso, a versão conta com santantônio exclusivo e alargadores de para-lamas.
Para FX4 também foi desenvolvido um novo pneu em parceria com a Pirelli, o Scorpion ATR aro 18. Desenvolvido para uso misto, tanto on-road quanto off-road, contribuindo para a versatilidade que é a proposta dessa versão.
Mas, também há a opção de calçar a picape com os pneus aro 17” que foram desenvolvidos para Ranger Storm e são voltados para condução fora de estrada.
Os faróis full led também são um diferencial, pois nem a topo de linha é equipada com esse tipo de iluminação, mas sim com lâmpadas de xenônio.
O modelo também aposta em acessórios para se diferenciar, afinal é o único a oferecer um snorkel remodelado que pode ser instalado na concessionária e traz essa sensação de aventura.
Interior sofisticado
Os bancos são revestidos em couro com costuras vermelhas e o logo da versão destacado. As costuras também estão presentes na manopla do câmbio e no volante, que por sua vez, também é de couro.
De resto nada muda, a central multimídia é a conhecida Sync3 com tela de oito polegadas e o quadro de instrumentos combina o velocímetro analógico com duas telas de LCD coloridas.
Preço
A Ranger FX4 está posicionada entre a topo de linha Limited e intermediária XLT, porém o seu preço é exatamente o mesmo da XLT: R$ 288.990. A explicação está no fato das duas versões terem tanto propostas quanto públicos distintos.
Vale destacar, porém, que esse valor se aplica à Ranger FX4 equipada com rodas aro 17” e pneus de uso misto misto. Com os pneus aro 18” o preço sobe um pouco e chega a R$ 290.990.
A marca ressalta que esses valores já são atualizados com a nova redução de IPI proposta pelo governo federal. A topo de linha Limited sai agora por R$ 313.590.
Segundo a Ford, a Ranger FX4 começa a chegar às lojas no dia 20 de março e a partir de hoje (8) já está liberada a reserva de unidades.